# 34 - Seis perguntas no dia da angústia


"Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda. No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se. Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito. Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar. Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos. De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta. Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício? Cessou perpétuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações? Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?"
(Sl 77:1-9)


Neste salmo, Asafe, manifesta toda sua perplexidade ante as tribulações, angústias e pressões da vida.
Quem nunca teve um dia assim que atire a primeira pedra! Sempre chega o dia da angústia, onde nós não conseguimos dormir, falar, nem mesmo comer. A única coisa que conseguimos é correr para os braços do pai, cheios de lágrimas, temores e questionamentos que se resumem a : POR QUE EU? POR QUE COMIGO? ou ainda POR QUE JUSTO AGORA?

Foi num dia destes que eu fui convertido em nova criatura pelo poder regenerador do espírito santo de Deus! Estava eu trancado no meu quarto há alguns dias. Encontrava-me sujo, semi-nu, barbado, cansado, deprimido, angustiado e desejando mais a morte do que aquela vida, quando nestas trevas intensas, o Senhor me visitou e realmente eu entendi o evangelho da graça de Deus. Levantei dali como um novo homem, cheio de vida e fé. Graças a Deus!

Anos depois deste episódio, reparei que esses dias ruins não cessam e que a cada dia corremos o risco de revive-los outra vez. São tantos problemas no trabalho; brigas no lar; crises financeiras; doenças e mortes; traições e frustrações amorosas, que costumeiramente vivemos dias ruins em nossas vidas a todo instante.

Claro que existem dias ruins e dias difíceis, mas eu estou falando dos piores dias da nossa existência na terra! Aquele dia tão mal, mas tão mal, que desejamos que ele seja arrancado da história. Estou falando do dia 30 de Fevereiro que deveria ser riscado do nosso calendário, devido as lembranças dolorosas e marcas profundas que tivemos.

Asafe fez seis perguntas ao Senhor no dia da sua angústia. Normalmente fazemos uma só "POR QUE?", mas Asafe ousou questionar o altíssimo em suas características divinas e imutáveis! Só quem é intimo pode falar abertamente desta forma. Não bastando isso, prontamente Asafe teve sua resposta e espero que cada um de vocês tenham as suas também!

Na mesma noite em que sofria e morria em oração, Asafe teve a reveladora resposta a todas as suas perguntas, exposta dentro dele mesmo quando declarou por si só: Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo. Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios. O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? (Sl 77:10-13)


Rejeita o Senhor para sempre?
Não! Não mesmo! Enquanto existir vida, a esperança brotará em nossos corações!

Acaso, não torna a ser propício?

Sim! Sempre! Jesus foi a propiciação máxima e Deus é favorável a você!

Cessou perpetuamente a sua graça?

Nunca! Jamais! A graça de Deus é tudo! É o que nos basta, pois não merecemos nada!

Caducou a sua promessa para todas as gerações?
Não! Fiel é Deus e somente ele é fiel pra cumprir tudo que prometeu!

Esqueceu-se Deus de ser benigno?
Impossível! Até quando ele nos castiga e disciplina, exerce sua bondade!

Na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?
Jamais! As misericórdias dele se renovam, pois ele é tardio para irar-se!


Essas foram as seis perguntas de Asafe, e essas são as seis respostas que a palavra de Deus nos dá!
Não sei quais são as suas perguntas diante do altíssimo, mas eu sei de uma coisa e aqui eu lhes digo:

Espero que dentro de vocês brote a resposta de Deus para as perplexidades loucas de suas vidas;
Desejo que as coisas que Deus fez no passado possam vir a tona, afim de que nunca duvidemos dele e seu amor;
Creio totalmente que a santidade de Deus virá sobre vocês e os conduzirá ao discernimento espiritual dos eventos da vida, de modo que todos passarão pelas provas dando glórias a Deus!

Todas as suas perguntas, dúvidas, temores, questionamentos, tribulações, angústias, dores, tristezas, lágrimas e sofrimento; cooperam igualmente para o seu bem, isso acontece MESMO! A partir do momento em que você passa a amar a Deus! E assim sendo, tudo é recebido com ações de graça, devido ao fato de se crer que verdadeiramente, Deus está no controle e que nenhum dos seus planos pode ser frustrado, afinal, operando Deus quem impedirá?

Sim! Virão dias de luta, dias de guerra onde (humanamente falando) não teremos para onde correr nem quem nos defenda, afinal como dizia o profeta Isaías: "Porque a cama será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele." Mas mesmo assim, mesmo a cama sendo tão curta ao ponto de nossos pés ficarem de fora; e mesmo o cobertor sendo tão curto ao ponto de não nos cobrir por inteiro; mesmo assim, eu sei em quem eu tenho crido e que é poderoso para fazer o impossível virar realidade e tem o universo na palma de sua mão!

Escrevo este texto num dia que não foi o pior dia de minha vida, mas que foi um dia ruim para muita gente que amo, mas que pela graça de Deus, não tem o poder para nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, o nosso senhor e salvador.

Sendo assim, rasguem os vossos corações diante do Pai, sempre crendo que nossa vida é como um tapete em processo de confecção: Está desfiado, com linhas cruzadas, sem beleza e totalmente confuso, mas no final do processo será uma linda obra de arte de um tapeceiro que não tem pressa para fazer nada, posto que sempre faz de cada tapete uma obra única e maravilhosa, quem nem na antiga pérsia existiu igual!

Fiquem com Deus, e descansem nele que é o tapeceiro dedicado, zeloso, cuidadoso que faz até a tristeza pular de alegria e cria coisas lindas com tecidos tão feios e sujos como nós!



PEP
25/06/09

  1. gravatar

    # by Evelyn Lourenço - 27 de junho de 2009 às 08:37

    Querido!!
    Obrigado pelo comentário!!

    Entre sempre, pois tenho uma longa caminhada com Jesus e pretendo postar cada uma dessas experiências para enriquecer a fé daqueles que não tem!!!

    A paz do Senhor!!!