# 55 - Eunucos espirituais


"Fostes comprados por bom preço; não vos façais escravos dos homens."
1co 7:23


O evangelho é fascinante ao mesmo tempo em que é simples. Suas palavras são poderosas e diretas na mesma proporção em que são consoladoras. É por causa disso que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, pois seu alcance é infinito e sua forma de falar e instruir são adaptáveis para poder se encaixar nas limitações e percepções de cada um, desde uma criança pobre da África até o mais refinado lord inglês.

Além disso, Como Jesus dizia, o evangelho é semelhante a um vinho que pode ser armazenado em qualquer tipo de recipiente! Não importava a forma do recipiente, mas ele apenas deveria ser novo para conter o vinho novo! Isso quebra os paradigmas da fixidez religiosa e do engessamento sagrado das coisas ditas santas.


Por tanto, no evangelho santo é Deus e não as coisas feitas pelos homens supostamente para ele. Por isso é que o evangelho consegue produzir coisas drasticamente diferentes quanto à forma e ao mesmo tempo, intrinsecamente semelhantes no conteúdo existencial, pois para Deus a aparência nada diz. Ele sonda corações!


Entendendo e vivendo tudo isso que foi dito, é que podemos realmente ser livres para em Deus vivermos para ele da forma como somos, sem atentarmos para normas, formas, performances, exterioridades morais e comportamentos éticos e hipócritas criados pelo homem e a religião terrena. No evangelho temos a total liberdade para sermos quem somos, para em Deus irmos sendo transformados naquilo que ele deseja nos tornar conforme vamos apenas sendo nós mesmos... Nele! Este processo eu chamo de santificação sem neurose.


Por entender tais coisas como verdade e saber que muitos vivem angustiados por não se enquadrarem nos perfis de santidade esperados pela religião é que afirmo com sinceridade que:


É de fé em fé que se molda um homem de Deus!
É de glória em glória que se lapida uma mulher de Deus!
A perfeita aurora só surge após uma densa noite, que hora após hora, foi se tornando em dia perfeito.



Após ler o que foi dito aqui espero que todos tenham entendido que é tempo de parar de tentar ser como os outros são, ou pior, tentar ser como os outros querem que sejamos! É hora de parar de se violentar tentando atingir "metas" espirituais fajutas. É hora de nos conhecermos e sondarmo-nos diante dele para que através da sinceridade do olhar introspectivo possamos assumir quem somos, quem não somos e o que nunca deveremos ser ou não ser.

Sonda-nos senhor, mas dá que estejamos contigo nesta hora para que possamos entender melhor a nós mesmos e vejamos nossas trevas e caminhos maus. “ Esta é minha oração por todos nós hoje!


O evangelho não te dará fôrmas nem formas, apenas conteúdo e significado, cabendo assim a cada um de nós a responsabilidade de viver nossas vidas conforme nos guiem nossas consciências renovadas em Deus , dia após dia, com fé e esperança de que em um dia, esta obra que ele iniciou será terminada e seremos diferentes de todos nas formas e caminhos da vida, mas semelhantes em fé, esperança e amor.

Entretanto digo que se você não estiver apto a discernir-se em Cristo como indivíduo único, perderá boa parte do conteúdo-dons que Deus já te deu! Sim, pois quem não notar-se como único procurará uma referência-ídolo para copiar e caso tal referência não seja alguém maduro para apenas dizer “imitem-me como imito a Cristo” então o que se seguirá será um processo de clonagem e lavagem cerebral em larga escala. Alguns podem chamar isso de “crescimento evangélico”, mas eu chamo de criação de Eunucos espirituais.


Os que aqui eu chamo de eunucos espirituais são aquelas pessoas que receberam dons de Deus, mas que por algum motivo se sujeitaram às vaidades dos homens e suas religiões ao invés de cultivarem e multiplicarem os dons recebidos. Castraram-se no profundo da alma para viverem sujeitos aos desejos e devaneios dos que os levaram a se castrar ou até mesmo, os castraram!


Isso mata e adoece a alma de qualquer um! Por isso eu digo para ninguém sentar nos dons que têm nem abrir mão de sua individuação, afinal isso nos faz diferentes e interdependentes, como se fossemos um corpo só. E não é que realmente o somos! Claro, se em eunucos não nos tornarmos. Eunucos podem ser de tamanhos, etnias e idades diferentes, mas no fundo, são todos iguais, pois perderam seu dote! Eunucos nunca formam um corpo com vários órgãos, mas apenas um corpo sem O órgão.


É preciso ter cuidado, pois diferentemente dos eunucos na carne, a castração espiritual pode ocorrer sem notarmos ou sentirmos e talvez, somente no futuro, iremos ver que fomos mutilados e castrados cruelmente. O pior é que às vezes, alguns destes eunucos espirituais até que eram bem dotados e nem sabiam o tamanho do dote que receberam da graça de Deus!

A dificuldade de discernir-se como eunuco está no fato de que a religião faz dos eunucos espirituais, exemplos honrados. Sim! Assim como na antiguidade, ser eunuco ainda traz status diferenciado, respeito, confiança e honra no grupo. A vida de eunuco até que parece ser legal, pois a religião fez deles gente importante! Eles são tesoureiros, professores de EBD, discipuladores, líderes de célula, pastores ou qualquer outra coisa que traz em si uma carga de aceitação no grupo insinuando o mesmo para com Deus.


A verdade é que a dor do eunuco não está na vida que ele leva, pois nos adaptamos a tudo nessa vida, mas sua dor está na vida que ele não leva e nunca levará! Não importa que todos os seus desejos sejam realizados, um eunuco nunca provará da intimidade do amor de uma mulher nem sentirá a excitação gerada pela comunhão com ela. Assim ocorre com os eunucos espirituais também, pois eles podem virar pastores, bispos e papas, mas nunca provarão da intimidade do amor de Deus nem a excitação da comunhão com ele a cada dia.


Por isso que quando encontro eunucos espirituais vejo neles certa admiração e uma leve frustração, pois se empolgam com o evangelho que prego e vivo, mas logo se sentem incapazes para vivê-lo nesta intensidade e de fato o são, posto que eu uso e abuso do meu dote, dos meus dons, do meu jeito e da minha personalidade, sem nunca abrir mão dela para nada, assim eles percebem que como eunucos nunca poderão experimentar tal nível de individuação existencial. O pior é ver pastores assim...Eunucos!


Não! Eu não sou melhor do que ninguém, nem pior também! Apenas me permito ser quem Deus permitiu que eu fosse nele. Assim sendo, qualquer um, e não apenas eu, mas qualquer pessoa que assim viva se torna infinitamente mais apaixonante, cativante e única do que todos os eunucos espirituais do mundo, mesmo que sejam da mais alta estirpe e linhagem não se compararão a um "zé ninguem" cheio da alegria do espirito santo.


O que me dói é notar que eles não notam que podem se regenerar! Verdade! Os eunucos na carne não podem colar o membro castrado de volta ao corpo, mas no corpo de Cristo qualquer membro perdido pode ser restaurado e na videira verdadeira qualquer ramo morto pode ser enxertado no caule novamente!


Aleluia! Existe esperança para todos no evangelho, mas existe um preço....


Ruptura com a estrutura de morte que o castrou!
Ruptura com o estilo de vida doente que experimentou!
Ruptura com os valores e importâncias atribuídos às exterioridades morais!
Ruptura com a corrida pela glória dos homens!
Ruptura com a vida de aparências!


Ruptura é a palavra a ser fixada na mente e expressada na vida como grito de socorro para que a graça de Deus envie ajuda e realize no intimo do ser a renovação, não só do entendimento, mas também do ser como um todo.


É preciso deixar o velho odre se romper e colocar o vinho novo num odre novo! Seja este odre novo! Seja um recipiente único e customizado para o espírito santo de Deus! Seja livre das prisões comportamentais, dos estereótipos religiosos, do apego às leis dos homens, da adoração ao templo, da raiva de si mesmo e da inveja dos que vivem enquanto você dorme.


Espero que depois de hoje alguém perceba que pode ir além da mediocridade e alcançar lugares altos apenas sendo quem é em Deus! Lugares altos diante de Deus são aqueles onde somente ele consegue alcançar e onde ninguém pode fingir que chegou sem ter chegado. Seja vivo! Viva a vida! Receba vida dele! Busque nele orientação pra vida! Tenha em Cristo o referencial! Tenha em Cristo o alvo! Tenha em Cristo a paz, que nenhuma religião pode dar.


Fiquem com Deus, aquele que nos fez bem dotados para que ninguém nos castrasse, pois no evangelho, eunucos são apenas os que a si mesmos se castram para os prazeres da carne, concupiscências do mundo e tentações do maligno.


PEP

19/08/2010

  1. gravatar

    # by Unknown - 22 de agosto de 2010 às 11:54

    Com tanta heresia no mundo, as vezes o processo de ruptura se torna difícil... mas esse é o caminho né?

    Bjos benção de Deus!

  2. gravatar

    # by Sandro - 14 de setembro de 2010 às 17:26

    Oi mano,

    Estou te seguindo.
    Convite:http://oreinoemnos.blogspot.com/

    Abraços,

    Nele,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/