# 8 - Síndrome de João Batista

Eu fiz esse texto enquanto trabalhava, de maneira que não se trata de um tratado teológico profundo, mas sim, uma simples, leiga e despretensiosa análise de alguns versículos bíblicos.
Espero que possa abençoar você, embora essa minha esperança seja vaidade, eu creio que Deus se agrada em abençoar e edificar seus filhos!

Boa leitura e me perdoe, mas eu escrevi esse texto de forma vaidosa, esperando muitas coisas, menos o descaso e desprezo dos leitores, embora eu saiba que se isso ocorrer, ocorreu por pura vaidade dos que leram, mas se quiserem, puderem, desejarem, Postem um comentário com sua opinião!


Tentando ser humilde é que peço perdão de antemão por qualquer erro de hermenêutica e exegese e gramática, mas esse pedido de perdão é totalmente vaidoso, pois a vaidade de ser humilde não combina comigo, um vaidoso que até em sua humildade consegue ser um poço de vaidades!

Bem, chega de brincadeiras e confissões e vamos à leitura da bíblia, acerca de vaidade e o que eu chamo de Síndrome de João Batista.

Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.

(EC 1:2)


Vamos juntos tentar entender melhor essa forte e poderosa afirmação que resume tudo o que fazemos e somos a nada, ou na melhor das hipóteses, em correr contra o vento! Salomão se dedicou a estudar tudo o que acontece na vida, e gastou os anos de sua vaidade (vida) em aprender sobre a vida (vaidade) e aprendeu que nossa vida por si só, é uma grande vaidade, e a vaidade no geral, é a nossa vida, do inicio ao fim.


Certo é que Deus não ouve o grito da VAIDADE, nem para ela atentará o Todo-Poderoso.

(Jó 35:13)

Embora tudo seja vaidade, parece que existem níveis variados; Tudo é vaidade, mas algumas coisas são verdadeiramente bobeiras e idiotices diante de Deus. Neste versículo eu entendo que Deus “não” ouve a oração do tipo “Senhor eu preciso de carro zero”, ou qualquer outra oração ou grito que tenha por finalidade satisfazer desejos carnais-mundanos e que nada tenham a ver com o reino do senhor.


Não creio que neste versículo se incluam as “santas” vaidades, como o desejo de ser homem de Deus ou de “ganhar” muitas almas, por exemplo!


Todavia existem os que querem ser homem de Deus somente pelo status, e existem os que têm que “ganhar” almas como quem deve atingir cota de vendas para manter o emprego ou ser promovido.

Tudo para se dizerem melhores que outros, para alcançarem seus objetivos egoístas ou simplesmente por vaidade de vaidades!

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à VAIDADE, nem jura enganosamente.
(SL 24:3-4)


Embora tudo seja vaidade, sabemos que nem todas as “vaidades” afastam o homem de Deus, apenas temos que entender que a vaidade é certa em tudo que se faz debaixo do sol, e que somos vaidosos por natureza, mas nesses versículos podemos ver que, embora tudo seja vaidade, existem pessoas que entregam suas almas para a vaidade.

Um exemplo são as pessoas que somente vão para igreja devido ao fato de tocarem um instrumento, ou serem o soprano principal do coral da maior igreja, atraídas pelo sacro-lixo-santo-luxo. são pessoas que estão ali pensando que subirão ao monte do senhor, todavia estão ali, única e exclusivamente matando sua sede por auto-realização e satisfação própria, mais do que qualquer coisa,, são pessoas que desejam subir o monte apenas para olhar os outros de cima!

Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

(SL 39:5)

Embora tudo seja vaidade temos que tentar ficar firme no Senhor a todo preço e buscando o reino do Senhor sempre, mas também isso é vaidade, pois desejamos que nós venhamos a ser “Os grandes homens de Deus”, e desejamos ser “Os profetas inesquecíveis” mas o gosto de ver os outros subindo é amargo como o fel.


Lutamos para não orar como Jesus pediu! Lutamos para que sejamos os únicos a trabalhar na ceara. Não queremos mais trabalhadores, pois não queremos sair da evidência. Somente queremos mais cooperadores da boca pra fora, ou quando existe algum trabalho duro pela frente, como serviços sociais e evangelismos em massa.


Pregamos, mas não queremos que todos sejam pregadores como nós, cantamos e fascinamos as pessoas com nossas melodias sem, contudo, desejar que outros façam o mesmo, preferindo estourar as cordas vocais a ter que dividir a glória de nossas conquistas com outros.


Todos pretendemos marcar a vida das pessoas e sermos usados por Deus e por mais firmes que estejamos, ainda assim somos totalmente vaidosos pois queremos que Jesus entre na vida das pessoas, mas nós é que temos que abrir o caminho para ele.


Sofremos da síndrome de João Batista, uma doença que parece piedade e santidade mas não passa de vaidade de vaidades. Como o próprio João Batista nos ensinou, essa doença só pode ser curada de uma maneira, “ Convém que eu diminua para que ele cresça”. Estou me tratando, recomendo o mesmo para todos.

Esta é a Síndrome de João Batista: É o desejo intrínseco que o ser humano tem, e principalmente os crentes, de serem vistos e ovacionados como os "maiores que já andaram sobre a terra"


João batista sem vaidade em sua missão alcançou o que todos nós, os vaidosos, desejamos alcançar. Ser chamado por Jesus de “O Maior que já nasceu de mulher”, Mas mesmo isso, nada é, pois até o menor no Reino dos céus é maior do que João. Foi a conclusão de Jesus sobre o assunto.



E a minha mão será contra os profetas que vêem Vaidade e que adivinham mentira;
não estarão no concílio do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão,
nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor Deus.
(EZ 13:9)


Embora tudo seja vaidade e de acordo com o texto acima as vaidades serão desmascaradas. Existe também a vaidade dos profetas que falsamente profetizam. Como no tempo de Jeremias, hoje existem profetas que profetizam somente para prender as pessoas na sua igreja, e falam o que o povo quer ouvir.

Esses falsos profetas não são fulminados, mas serão cortados fora no Dia do Senhor.
“Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Que essa seja nossa oração, pois nem eu mesmo sei se sou joio ou trigo, nem eu sei o que ouvirei do Senhor, apenas confio na certeza de seu amor por mim, para tentar me desprender da vaidade mortal de servir ao meu deus-umbigo para ter os homens de Deus como meus servos e bajuladores.

Assim diz o Senhor dos exércitos: Não deis ouvidos as palavras dos profetas, que vos profetizam a vós, ensinando-vos vaidades; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.

(JR 23:16)


Esse versículo parece completar o anterior, ele nos ensina que existem aqueles que em sua vaidade aguçam a vaidade alheia, ou seja, fazem aquilo que sabem que agrada os desejos vaidosos de quem pretendem conquistar.

Sendo que ate mesmo, fazer um agrado para alguém pode se encaixar nessa categoria de vaidades. Agrados como presentes em momentos estratégicos, elogios vazios de verdade e até mesmo as flores que rapazes entregam para as meninas que desejam conquistar.


A igreja prega muito a visão do seu coração e não a palavra pura que sai da boca de Deus! É por isso que somos divididos, não existe a humildade de suportar as diferenças e caminhar junto. É uma nova inquisição em pleno século XXI. Se levante com uma idéia contrária à visão denominacional e ouvirás muitas coisas, como “este não é o seu lugar” ou “você está confuso, melhor conversar com o pastor.”


O engraçado-triste é que a briga das igrejas em se auto-afirmarem e impor sua visão-doutrina-regras é maior do que a briga contra as portas do inferno! É estranho, mas tente fazer a obra de evangelização com uma visão diferente da igreja e verás que a mesma não o apoiará e até o condenarás, pois não estás na visão! Não tem a benção pastoral! Não tem como Deus abençoar a rebeldia!


Essa é a vaidade dos profetas de hoje, julgar como rebeldes os que pensam diferentemente e até mesmo carimba-los como hereges. Estão realmente mais preocupados com a sistematização das regras de fé que criaram do que com a simplicidade do evangelizar-converter-santificar-amar. Como Paulo dizia, estão ganhando as pessoas para si e não para Jesus.

Vaidade são, obra de enganos; no tempo em que eu as visitar perecerão.
(JR 51:18 )


Mas quando o senhor visitar a esses, cairão por terra seus engodos vaidosos, e a menina verá que na verdade as flores eram para aguçar sua vaidade e amolecer seu coração, para os planos do rapaz serem consumados e a igreja, semelhante à menina ingênua, verá que a visão-doutrina-regras na verdade eram para aguçar sua vaidade e condicionar seu coração para os planos da visão, que até parecem ser semelhantes aos de Jesus, mas com algumas condições exclusivistas além da exclusividade da Cruz sobre nós.


Tudo é vaidade, mas nem todas perecerão nesta vida, mas no Dia do Senhor, tudo será manifesto, e a vaidade ficará no chão derribada, mesmo que tudo que ficar de pé também seja vaidade, porém não a vaidade de vaidades, mas sim as santas vaidades, simples e desejosas por agradar a Deus.


Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou.
(RM 8:20)


Embora tudo seja vaidade temos que entender que isso não é diretamente culpa só nossa, mas sim, também, do pecado que habita em nós, e destes até temos culpa!


Viva sua vida tentando fugir de todos os tipos de vaidade;
Fuja da vaidade de agradar os outros para ter algo em troca ou ser visto;
Fuja da vaidade de agradar a Deus esperando algo em troca ou galardão dos homens;
Fuja da vaidade de agradar a Deus para se sentir Santo ao invés de grato à Ele pela Cruz;
Fuja da vaidade de trabalhar muito para ajuntar riquezas, pois essas são efêmeras, busque riqueza eterna.
Fuja da vaidade de buscar riquezas eternas por querer ser o “melhor” santo do mundo;
Fuja da vaidade de fugir de vaidades para depois dizer que conseguiu ser o menos vaidoso de todos, pois ate mesmo isso, é vaidade!

Afinal, tudo é vaidade e correr contra o vento!

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
(RM 8:28)

Até mesmo esse vaidoso texto sobre vaidade escrito por pura vaidade, Visando a satisfação própria antes da edificação alheia;

Até mesmo este texto vaidosamente construído para alimentar minha vaidade e depois agradar e edificar você.


Até mesmo este texto coopera para o teu bem, se é que você ama a Deus, em um amor sem vaidades!

Até porque, o amor é eterno, pois Deus é amor, e a vaidade, um dia perecerá, junto desse corpo mortal!!!!


Eu encerro este texto da forma como iniciei, citando o mesmo texto vaidoso escrito pelo mais sábio de todos os vaidosos e mais vaidoso de todos os sábios!


Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.

(EC 1:2 )


Minha vaidade carnal e maligna nesse texto se manifesta na minha intenção de ensinar apenas por ensinar e acumular sobre mim elogios, admiração e até mesmo inveja.


Mas no meu espírito, habita a vaidade "santa" de desejar que vidas sejam edificadas e que muitos passem a andar em comunhão com aquEle que, sem vaidade alguma, se despojou de sua glória para em semelhança de carne pecaminosa, condenar o pecado na carne e conquistou para nós a Salvação e redenção na Cruz do calvário.


Por isso, me arrisco a abrir meu coração vaidoso crendo que vale a pena me expor, se pelo menos houver chance de que alguém seja abençoado.

Não ligo para privacidade, pois aprendi que o melhor modo de não ser exposto é se expondo, e abrindo o coração! Pago o preço de confessar minhas fraquezas pois creio que muitos compartilham de todas elas comigo.

Portanto, talvez você nunca as confesse, mas eu confesso por todos nós, como dizia Neemias: "...Te peço perdão pelos pecados de todo o povo e por mim mesmo, pois tenho pecado contra ti, eu e a casa de meu pai..."

Se você achar que esse texto não é pra você, não se preocupe, ele é para mim! O mais vaidoso de todos!

Deus abençoe a todos simples e humildemente em Cristo Jesus!