# 10 - Show do Diante do Trono


Finalmente chegamos a marca das dezenas! Esse é nosso décimo texto, fora é claro os e-mails publicados no Correio Vento Sopra. Por falar nessa nova sessão do blog, gostaria de dizer que alguns internautas tiveram janelas e propagandas do geocities explodindo em sua tela ao acessar essa nova sessão. Pois bem! Isso acontece quando usamos os navegadores Mozilla e talvez no Fire Fox, portanto eu peço desculpa aos irmãos pelo desconforto visual.

Esse final de semana foi um pouco agitado no Rio de Janeiro por causa do mega-show Live Earth (se não me engano) que foi realizado em diversos paises do mundo simultaneamente. A agitação atingiu o meio evangélico também, pois correndo em paralelo ao evento de Copacabana, acontecia a gravação do DVD novo da Igreja Batista da Lagoinha.

Eu confesso que não gosto muito da música do Diante do Trono e nem do estilo melo-dramático-chorão de Ana Paula Valadão; confesso igualmente não gostar de eventos de multidões por detestar “perrengue” e por duvidar do espírito de reverência que dizem que envolve tais eventos (sei que isso talvez seja um pré-julgamento errôneo e é até mesmo para não julgar, que fico em casa).

Confissões preliminares à parte. Preciso confessar que fui atraído ao evento na praça da apoteose após assistir um programa televisivo da Lagoinha num sábado de manhã.

Eu estava acordando para ir ao Cercin, um centro de recuperação de dependentes químicos que freqüento semanalmente “religiosamente”, quando liguei a TV para ver o que os crentes estavam falando. Afinal, sábado de manhã só passa treino de Formula-1 e programa de Crente.

Fui impactado pelo programa da Lagoinha! Ana Paula estava falando sobre os preparativos do evento, relatando os obstáculos que passaram durante um ano de preparação técnica-burocratica-administrativa-espiritual. Muitos jejuns, grupos de orações com centenas de pessoas e muita dedicação de toda a Igreja.

Eu sei que toda essa preparação pode ter muitos motivos além de “abençoar o Rio de Janeiro”, mas eu sei que minha cidade recebia a oração de várias pessoas que talvez nunca nem pisaram no solo da cidade maravilhosa, enquanto eu nem mesmo me preocupava em orar por meu bairro. Confesso que fui confrontado e me senti constrangido por isso!

Ana Paula falou sobre suas meditações no livro de Neemias e sobre as dificuldades semelhantes entre a realização do evento e a reconstrução dos muros de Jerusalém. Sei que alguns podem achar exagerada a comparação, mas eu vi com olhos simples e ingênuos a ponto de me sentir no dever de também orar-jejuar pelo evento e ir ao mesmo, crendo que algo bom aconteceria, pelo menos comigo.

Não consegui ir com os jovens de minha igreja, pois novamente eu estava no Cercin, que por sinal fica a 50 metros do local do evento. Fui para lá de manhã, participei do culto de consagração e almocei com eles, logo depois de duas horas de comunhão agradável, me direcionei para a praça da apoteose na vã esperança de encontrar meus irmãos do bairro.

Quase fui embora ao notar que não encontraria meus amigos, e o clima estava muito POP-carnal para mim. Muitos jovens e adolescentes com bandanas e faixas, muitos camelôs vendendo todo tipo de coisa com o nome de Jesus (até sanduíche natural 100% Jesus) e poucas ou quase nenhuma bíblia. Acho que eu era o único com uma ali, mas isso também por que eu fui a um culto antes, porém a soberba da vida as vezes nos faz querer ser quem não somos.

Eu me encolhi na lateral do local, sentei no chão e comecei a ler a bíblia, pois faltavam 4 horas para o inicio do show, pensei que lendo a bíblia eu conseguiria ignorar o ambiente estranho pra mim e o comportamento dos irmãos que ali estavam muito carnais para mim! Como eu disse acima, eu prefiro não ir, a ficar julgando os outros.

Ali eu vi de tudo. Desde fã-náticos uniformizados, até incrédulos curiosos aproveitando uma oportunidade de ir a um show de graça, não importando quem seja o artista. Mas uma coisa que notei era que eu estava lendo a bíblia não para ignorar o mau comportamento dos crentes ou algo assim, mas sim lutando contra minhas próprias iniqüidades numa busca por escape “santo” e desesperado.

Havia ali muitas meninas bonitas (umas até assanhadas), umas olhando discretamente e outras descaradas; outras sendo mais olhadas do que olhando e casais de namorados se enamorando de forma invejosamente exagerada; além de uma série de outras coisas estimulantes para as iniqüidades de minhas próprias cobiças e paixões carnais. Como Paulo dizia, Às vezes, a culpa da impureza está nos olhos impuros de quem vê.

Odeio eventos de massa, pois acho que o povo vai por causa dos homens e não de Deus, são carnais e idólatras! Mas no meio de minha análise farisaica-arrogante do ambiente e das pessoas, me vi preso numa teia grudenta e inevitável tecida pela realidade das iniqüidades e desejos da minha alma. Depois que percebi que eu não era um Santo no meio dos carnais, mas sim, apenas mais um pecador carente que realmente está no primeiro degrau da escada da santidade, foi que pude relaxar e extrair algo de bom da minha bíblia.

Paulo revelou-me o grande mistério que estava escondido durante milênios. Cristo em nós esperança da glória (Cl 1:26-27). Mistério que eu só pude contemplar depois de contemplar a mim mesmo em minha fraqueza, e logo depois eu pude contemplar em Paulo, o que contemplara em mim mesmo.

Para isso (contar o mistério) é que também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.
(colossenses 1:29)

Pude ver que Assim como Paulo, eu sou fraco e pecador, mas meu esforço por fazer a obra de Deus e me santificar só será eficiente devido à eficácia de Deus em mim. O Espírito Santo, a Graça de Deus e as intercessões diárias e incansáveis de Jesus! Ou seja, não sou melhor do que ninguém, e pelo contrário, estava sendo pior do que todos, pois em suas “carnalidades” ninguém ali se dedicava à “espiritualidade” de julgar-me como eu fizera ate então como todos ali!

Depois dessa visitação de Deus em minha mente, comecei a verdadeiramente entrar no clima! No clima de Deus! Comecei a orar por todos que estavam ali, crentes ou não, interessados em Deus ou não! Comecei a orar por muita gente de norte ao sul do país e principalmente as do norte, que receberam minhas orações mais apaixonadas!

Saltei de fariseu hipócrita, a publicano pecador em 10 segundos e após isso verdadeiramente entendi o que tanto eu buscava ali. O Espírito Santo me fez entender que aquele dia tinha sido preparado para minha reconciliação com Deus através do auto-conhecimento e da confissão da minha total depravação pecaminosa e dependência do perdão-graça-amor de Deus em Cristo Jesus.

O dia 07/07/07 foi um dia único pra mim! O show foi lindo! As orações de mais de uma hora antes do inicio, foram bastante edificantes. Ver o bispo de minha pequena denominação (3 igrejas menos de 1000 pessoas) participando da oração pública com os pastores “pop-star” foi no mínimo surpreendente. E orar pelo Blog foi algo realmente novo pra e único para mim.

A palavra pregada foi bastante confrontadora e pode ser resumida em “ Por que temos tanta gente e não fazemos diferença nenhuma no Brasil?”.

Sei que alguns podem dizer que não fazemos diferenças por causa de eventos como esses, que gastam milhares e talvez milhões de reais que poderiam ser gastos com obras sociais e blábláblá, mas o que eu digo é que a resposta para a pergunta está em nossa preguiça escorada na comodidade da oração intercessória.

Oramos pedindo que Deus envie pessoas para mudar o Brasil, mas nós mesmos não entendemos, e não queremos ver que podemos ser resposta para esta oração! Acomodamos-nos no “estou orando’’; e ficamos relaxados esperando “Deus agir”.

Eu era totalmente contra esses eventos, mas hoje minha mente mudou. Hoje eu sou totalmente contra ir a eventos sem expectativas que vão além de curtir um show, e sou totalmente contra ir a eventos que não me farão refletir sobre minha responsabilidade social.

Houve muita oração no evento e a palavra foi edificante e confrontadora. O problema eram as pessoas! Nós é que não prestamos atenção na palavra, nós é que não oramos e nós é que estamos apenas atrás de um lazer diferente! Durante as orações e ministração da palavra, muita gente ia ao banheiro, cantina ou ao canto “escuro do abrasamento às claras”.

Concordo que alguns eventos são meramente comerciais e vazios. Eu mesmo fui num evento que se dizia ser um clamor pela paz e eu não vi outra coisa além de um festival de show-de-talentos de determinada gravadora e rádio FM.

Mesmo diante de algumas picaretagens e indiferenças de várias partes, eu não posso generalizar e cair no mesmo erro que cai ao chegar ao sambódromo. Eu irei sempre que me sentir movido a ir, e orarei sempre que me sentir movido a ir, pois eu quero sempre estar atento ao que pode acontecer e aberto ao agir de Deus.

Eu encerro este texto de confissões e reflexões dizendo que valeu a pena cada dia de jejum e cada segundo de oração!

Sai satisfeito e contente, Tive bons momentos de oração e de adoração singela e verdadeira; tive momentos de luta e vitória contra minha carne; Recebi inspiração para a pregação do dia 25 de agosto e tive um vislumbre nostálgico-alucinógeno ao ver uma pequena irmã que reencarnava lembranças de meu passado recente.

Meu desejo é que todos passem pela experiência de auto-conhecimento e se tornem mais sinceros e verdadeiros além de humildes, santos e piedosos, como aconteceu comigo! Sem esquecer que toda essa confrontação de Deus faz parte de uma conspiração divina para nos fazer entender nossa missão espiritual e social.

Pena eu ter me afundado em pensamentos estranhos e pecados imundos no dia seguinte a tudo isso, mas a vida é assim! E uma coisa eu faço: Esqueço o que de ruim fica, e continuo em direção ao alvo, retendo o que é bom e nunca esquecendo a minha soberana vocação, pois todos nós fomos conquistados para conquistar algo!

Vamos continuar indo aos Shows e eventos, mas sempre entendendo que os mesmos devem ter o poder de nos incentivar e estimular a cumprir o mais importante ato de ir do evangelho! O Ide de Jesus!

Graça e sinceridade da parte do Senhor Eterno.