# 11 - Seja avivado!

Este texto ( e o próximo) têm sua origem em um sermão pregado numa Igreja Batista. "Jovens avivados para uma maior intimidade com Deus" era o tema da reunião. Depois de uma semana de meditação tranquila no centro do Rio de Janeiro, eu consegui paz e tranquilidade sincera para me expressar defendendo as afirmações que seguem abaixo e baseado em minha experiência pessoal eu falo e aconselho como amigo e irmão e não como Pai-Apóstolo-Pastor-Anjo-Dono de ninguém.


3 Conselhos para ser avivado

Neste ponto, eu me detenho a aconselhar aos irmãos o que eu tento fazer em minha vida, e assim o farei se Deus permitir e quizer!

Busque vida em Deus e motivação para viver e amar, pois avivamento é voltar a Amar a Deus e ao proximo como antes e viver melhor ainda!


1- O avivamento virá sobre os que desejam um avivamento.

Precisamos despertar e abrir nossos olhos para a verdade de que somos ministros da reconciliação e Deus deseja nos usar como instrumentos para se aproximar dos que ainda estão perdidos.

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.

EF 5:14

Assim como Deus fez com Jeremias e tantos outros, ele pode fazer conosco, vamos nos preparar em oração e em santificação, nos guardando no temor à Deus, vamos vigiar e orar e esperar o momento em que Deus dará a ordem, e iniciará seu avivamento pleno em nossas igrejas.

Pois como a bíblia nos ensina no livro de Joel e tantos outros, o avivamento e o superabundar do amor, da graça e do Espírito, são promessas daquEle que quando promete cumpre!

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito,aperfeiçoando a santificação

no temor de Deus.

2CO 7:1

O avivamento virá sobre você, quando o desejo por um avivamento for real em sua vida. O entendimento de que um avivamento é necessário para a pessoa do -Nós- é o inicio do desejo de que ele venha logo sobre a pessoa do -Eu- devido a vontade forte de ver Deus sendo louvado-glorificado-exaltado-honrado na sociedade e no tempo presente!

Deseje e ore pelo o avivamento em nossos dias e você estará ajudando na luta da igreja. Seja indiferente e apenas entenda a necessidade do avivamento e corra o risco de perder o poder renovador de ter uma experiência com o Amor e graça de Deus;

2- A espera de um avivamento em massa não é desculpa para não desfrutarmos um avivamento íntimo e pessoal.

Muitas pessoas querem o avivamento mas acabam temendo o avivamento quando elas são as pioneiras no processo. Jeremias, assim como muitos outros, tentou evitar o avivamento de Deus em sua vida embora desejassem um avivamento do povo. Mas Deus usa quem Ele quer.

Com apenas 1 homem Deus pode mudar uma nação, se renda ao avivamento pessoal que Deus tem para você, não espere Deus avivar os outros, ele quer você! Sei que é horripilante a idéia de ser o primeiro avivado no processo, pois sua luta será conduzir outros ao estado que você foi levado por Deus...ou seja, irá sofrer para que os outros sejam beneficiados e no final o que você terá será exatamente o que tinha no incio!

Serás um tipo de Cristo, que sofre e rala muito tão somente para ver os outros sentindo o amor e graça de Deus limpos e purificados de toda imundícia religiosa!

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
JR 1:5-10

Se o avivamento na sua comunidade ainda não veio, não se acomode, continue orando, intercedendo e buscando cada vez mais viver no amor e na graça de Deus, pois não existe avivamento maior do que compreender-viver-manifestar a graça de Deus.

Não espere sentado, não tenha medo de ser o primeiro. Se eles não querem, azar o deles, eu quero a presença íntima de Deus e seu amor em minha vida mais do que qualquer conhecimento acerca de outros mistérios ocultos!

invoque ao Senhor e ele te revelará algo grande e oculto: Ele quer que você deseje ser avivado-amado-agraciado por Ele, independentemente dos outros quererem ou não e assim, ele te guiará como um Elias-Jeremias-Neemias avivalista apaixonado pelo fogo que vem de Deus! O fogo do amor!


3- O avivamento só virá sobre os que desejam ter intimidade com Deus.

Jesus quer estar conosco, quer fazer parte de nossas vidas, precisamos estar atentos para ouvir seu toque quando ele bater em nossa porta, precisamos estar sensíveis à sua voz, precisamos aguarda-lo como noivas prudentes que esperam o noivo com a candeia cheia de óleo.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
AP 3:20


Avivamento nos faz pensar em obra, em atitude e ação social intensa, mas não podemos esquecer de que avivamento traz fogo ao amor entre Deus e o homem.

No avivamento os homens passam a ser cumplices e amantes de Deus, sofrendo com ele e se alegrando com ele. A intimidade com o criador precisa ser um de seus objetivos, pois ter dons e talentos apenas para o serviço nos torna instrumentos utéis mas não amigos que guardam um hora de oração no getsêmani.

Deus quer ser seu amigo, te avivando para uma vida de obras e zelo pelo bem sim! Mas Ele quer muito mais! Ele quer um filho avivado-animado-apaixonado no entendimento de sua graça, misericórdia, amor e perdão salvador.

Temos que ser íntimos de Deus de verdade, não basta levar uma vida religiosa. A geração dos fariseus do tempo de Jesus talvez tenha sido a geração mais "religiosa-santa" de todas. Era uma geração que não se desviava da lei mosaica, e confessava a fé em Deus, mesmo sem juízes, profetas e milagres. Eram, entretanto, religiosos e frios além de que buscavam a glória e honra dos homens e não a gloria e honra de Deus.

Leia com atençao o texto abaixo que fala sobre intimidade com Deus

Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; e como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.

E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.

E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
LC 2:41-52

José e Maria depois de comemorarem a páscoa estavam felizes e não perceberam que Jesus não estava mais com eles. Eles podiam jurar que estavam andando com Deus, mas se enganaram em sua própria noção de “vontade de Deus” e “santidade”. As vezes pensamos que estamos com Deus, e ele está mais de 3 dias de distância de nós

Percebemos que eles não eram íntimos de Jesus embora vivessem com ele a vida toda; não se deram conta de sua ausência e nem mesmo entenderam sua resposta quando o reencontraram no templo.

Cuidado! Não se engane em sua justiça e em sua noção religiosa e fria de como agradar a Deus e ser íntimo dEle, por mais que estejamos enganados como José e Maria, podemos voltar no momento que notarmos que Deus está longe de nós. Temos que voltar e guardar no coração todas as coisas aprendidas.

Deus não é obrigado a nada conosco, mas nós temos que segui-lo de todo coração e buscar amizade-amor-relacionamento íntimo com Deus, se é que desejamos e entendemos o que é avivamento!

Orando por avivamento através da bíblia

Vamos orar e pedir a avivamento, vamos nos preparar no Senhor para o avivamento quando este vier e vamos manter a chama acesas todos os dias.

Vamos orar pelo avivamento da igreja, sem esquecermos de buscar no amor e graça de Deus a chama íntima e pessoal do avivamento em nossas vidas e sem esquecer que avivamento é sair da rotina e aquecer a vida, que no nosso caso, é nova vida em Cristo diante de Deus!

Oremos!

Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos! Renova os nossos dias como antigamente. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias sobremaneira contra nos? (LM 5:21-22)

Todos se extraviaram e juntamente se corromperam;
Não há quem faça o bem, não um justo se quer (Sl 14:3)
Porventura não tornarás a vivificar-nos
Para que em ti se regozije o teu povo? (Sl 85:6)
Ó Senhor! Deus da minha salvação!
Dia e noite clamo diante de ti
Chegue à tua presença a minha oração,
Inclina os ouvidos ao meu clamor. (Sl 88:1-2)
Tudo tem o seu tempo determinado e,
Há tempo para todo propósito debaixo do céu. (EC 3:1)
O coração do homem pode fazer planos,
Mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor (PV 16:1)
Tenho ouvido, ó Senhor! As tuas declarações
E me sinto alarmado; Aviva a tua obra Ó Senhor! (HC 3:2ª)
E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal
Pois teu é o Reino o poder e a gloria pra sempre.

Amém!(MT 6:13)

O avivamento é obra de Deus e ele iniciará e concluirá, pois como está escrito: Aquele que começou a obra é fiel para completar.

O Senhor é o maior interessado em avivar-nos e cedo ou tarde ele descerá sobre sua vida e se manifestará de forma mais intensa que antes, e você o conhecerá mais intimamente e verás a tua vida elevada a um novo estado de graça, e assim será de fé em fé, graça sobre graça sempre no amor dEle.

Amém e amém