# 16 - Tesouro que a traça não destrói.


Hoje, mais do que nunca, eu agradeço a Deus pelos meus amigos!
Sempre fui um cara que facilmente se relaciona com as pessoas. Em todos os lugares onde passei, fiz amigos e tracei relacionamentos legais!

Estive pensando sobre amizade enquanto ia para o trabalho e constatei algo terrível!

As pessoas entram para a igreja teoricamente para melhorarem de vida e terem paz interior e o que acabam fazendo é se alienando e afastando dos amigos criando um clima constrangedor.

O que vem depois são sucessivas desculpas esfarrapadas para os convites dos antigos amigos e uma separação gradual que culmina com o distanciamento total. E tudo isso em nome da religião morta que ao invés de dar sentido a vida, relativiza tudo a certo-errado, pode-não-pode ou santo-profando, uma lista interminável de novas leis.

Mas porque isso acontece?

A igreja ao contrario de Jesus, faz acepção de pessoas!
Isso acontece com os crentes devido a uma leitura grosseira do Salmo 1 onde existe uma recomendação do rei Davi.

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;"
(Salmo 1:1)

Nesse texto o crentes se agarram para apartarem-se de seus amigos de verdade, e infelizmente não conseguem discernir a mensagem verdadeira por traz da letra.

O autor da frase era o rei Davi. Um guerreiro brutal e violento, que caminhava com uma corja de uns 30 párias da sociedade sanguinários. Estes eram os valentes de Davi, os amigos do rei que Deus dizia ser "o homem segundo o coração de Deus".

Davi entendeu o que os crentes não entendem até hoje. Nem tudo que reluz é ouro!

O engraçado é que para Davi falar isso e andar com os amigos que tinha, ou ele era um hipócrita ou então para ele os seus amigos não eram ímpios, pecadores e escarnecedores.

Meus amigos não são da igreja, mas são gente boa!
São camaradas que nunca me negaram nada!
São eles que ouvem minhas lamurias e lamentações e é com eles que caminho a mais de 15 anos!
Meus amigos são tudo que a igreja nunca conseguiu e nem conseguirá ser!
Meus amigos são o meu patrimônio precioso construído com anos de dedicação e amor!

Podem pensar que estou revoltado com a igreja, mas não estou. Estou revoltado é com a idéia de largar para traz as pessoas que mais amo por causa de religião. Alguns crentes somente encontram os seus velhos amigos se for para pregar ou para dizer "deixa disso, Jesus está te vendo". Mas eu os encontrarei para dizer " Brother! tamu junto e misturado!"

Existe uma passagem onde Jesus diz que no meio do trigo existe Joio. O real sentido é que no meio do povo gente boa, tem gente ruim. E jesus diz para não nos preocuparmos com isso, mas seguirmos nossa vida na boa.

Não vou escrever a parábola do joio e trigo aqui (leiam mateus 13: 24-30) mas somente um versículo que me fascina muito. Após o ensino de Jesus, os discípulos não entenderam a parábola e então Jesus começa a explicar.

"O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;"
(Mateus 13:38)

Não vou nem me alongar muito!
Nessa palavra Jesus deixa claro que o trigo foi plantado no campo que é o mundo! O campo não é a igreja!

Existe trigo no mundo fora da igreja.
Existe gente boa no mundo.
Existe vida fora das paredes da igreja.
Existe gente que "veremos no céu" mas que nunca vimos na igreja.

Eu sei que Davi entendia isso pelo que ele escreveu no segundo verso do salmo 1.
Davi entendeu que o prazer do gente boa de Deus é tão somente ser gente boa de Deus!

"antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite."
(Salmo 1:2)


Os que deixam para traz os amigos por causa da religião, não tem prazer na lei de Deus, mas sim na lei dos homens, que julga os de fora da igreja como ímpios, pecadores e escarnecedores. Sem entender que ao fazerem isso, eles mesmo se tornam juízes implacáveis e maquiavélicos!

Os que deixam para traz os amigos por causa da religião, não meditam de dia e noite na lei de Deus, pois meditar nela de dia e de noite nada mais é do que ver a vida com bons olhos e ser gente boa que a todo tempo faz o bem e a todo tempo é quem verdadeiramente é, sem performace e máscaras de santidade!

Eu sei que existem laços que serão rompidos. Como dizia jesus, se for por causa do reino de Deus, é tolerável, mas se for por causa de religião dos homens, nada é, além de pré-conceito farisáico e fanatismo tolo.

Lembrem-se que muitos ímpios, pecadores e escarnecedores estão dentro das igrejas! Pois como disse jesus, existe joio no meio do trigo em todo o mundo, até na "santa igreja dos homens"!


Termino este texto pedindo perdão para qualquer amigo que foi vitima de religiosidade morta de minha parte!

Creio que nunca abandonei os amigos por religião, afinal sempre fui criticado por manter vínculos com eles, mas se alguém se sentiu esquecido por mim, me perdoe por favor!

Sei que dei bolo em eventos, parei de ir para as festas e baladas, mas sempre estivemos unidos pela amizade e agradeço a Deus por isso!

Amo vocês galera! E nunca esquecerei de vocês!

Vocês são meu tesouro!

Grande abraço



PEP

14/09/07 Rio de Janeiro