# 18 - Pau que nasce torto nunca se endireita ?


Depois de um feriado agitado e intenso (7 de Setembro), algumas coisas que aconteceram me fizeram refletir sobre a expressão "pau que nasce torto nunca se endireita".

Sempre ouvi esse ditado popular em minha vida. Na igreja e no mundo evangélico eu ouvia muito "Se começou errado não pode dar certo".

E você concorda com essas frases até se deparar com uma realidade oposta. É quando fazemos alguma besteira ou quando iniciamos um projeto de vida errado, que paramos para refletir sobre essas afirmações.


Esse ditado popular provavelmente nasceu de um dito de Salomão, assim como muitos outros ditados populares que são "bíblicos".

eclesiastes 1:15
Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.

Mas eu creio que para tudo existe jeito! E é talvez por isso que jesus era carpinteiro, para mostrar que ele pode endireitar qualquer pau torto. O contexto do texto de Salomão é diferente do que o ditado popular diz!

Mas somente entendemos assim quando precisamos que algo mude em nossas vidas!

No Éden aconteceu todo o mito do primeiro pecado e blábláblá. Mas ali mesmo no Éden, ouve-se a voz de Deus dizendo para a serpente:

Gênesis 3:15
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Mesmo depois de toda a cagada de Adão e Eva, Deus mostra que existe uma esperança, mesmo eles tendo feito tudo errado, ainda havia jeito para o carpinteiro de vidas tortas.

O próprio rei Davi fez cagadas incríveis e a maior foi premeditar a morte de um soldado fiel para poder ficar com sua esposa!

Mesmo depois disso o carpinteiro de nazaré concertou mais esse pau torto. E da mesma mulher com quem Davi adulterou nasceu o filho da promessa de Deus!

2º Samuel 7:12
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.

Salomão foi o filho de Davi com a mulher do soldado deste. E foi o cumprimento da promessa! Deus endireitou o pau torto! Davi se arrependeu do mal que fizera, mas mesmo assim continuou com a mulher e ainda foi dela que nasceu o filho prometido.

As pessoas dizem que se você iniciou algo errado, deve parar e esquecer!
Mas Davi apesar de se arrepender do que fez, continuou com a mulher do adultério e isso porque ele entendia a graça de Deus e a sua imensa misericórdia.

Talvez seu namoro começou errado, mas Deus pode abençoar. Afinal, quantos casais não iniciaram seu relacionamento em "jugo desigual" e hoje estão felizes no Senhor?. Basta crer, confiar e descansar em Deus, sempre orando com fé de que tudo vai mudar!

Talvez em seu emprego você se envolveu com algo errado, mas Deus pode abençoar. Afinal, Saulo fazia tendas para os romanos, mas ao se converter, não parou de trabalhar com as tendas! Basta crer, confiar e descansar em Deus, sempre orando com fé de que tudo vai mudar!

Sempre existe uma maneira!

Sempre existe uma saída!

Sempre existe um caminho!

Sempre existe uma luz!


Hoje eu entendo que mesmo começando todo errado, posso terminar todo certo. Pois não depende somente de mim, mas também da minha esperança e fé de que tudo cooperará para o meu crescimento.

Tirarei lições dos erros e dos acertos e ao exemplo da parábola de Jesus, irei ser sincero e verdadeiro. E o que tiver de ser, será!

Mateus 21:28
Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os ladrões e as prostitutas entram na frente de vós no reino de Deus.

Eu termino por aqui e fico em paz pois sei que mesmo tendo feito muitas cagadas, Deus pode me ajudar a mudar isso. Com fé, esperança e amor, eu irei mudar!

As vezes começo errado, dizendo sinceramente que "Não quero", mas depois posso me arrepender e ir, pois sempre existe uma segunda chance com o carpinteiro de almas! Mas quero evitar dizer que irei e não ir.

Fiquem em paz e evitem as cagadas, mas creiam que existe sempre um jeito de reverter isso, se vocês quiserem se limpar!

1ª João 1:9 e 2:1
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Deus abençoe a todos e endireite tudo que está torto e limpe tudo que está cagado!


PEP
08/09/07