# 32 - Jujubas do Reino de Deus


"Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido."
(Paulo em 1º Corintios 15: 9-11)

Em conversa pelo telefone com uma pessoa mui amada por mim, tentei expressar parte do meu entendimento da maravilhosa graça de Deus e da selvagem liberdade do evangelho, com a qual Cristo nos libertou para a vida mais do que abundante, de fé em fé, graça sobre graça.

Demonstrei biblicamente e de forma sistemática a graça de Deus, embora creia que isso seja impossível e até infrutífero, como dizia Yancey: Explicar a graça de Deus é como dissecar um sapo, você consegue ver o que tem dentro, mas acaba matando o sapo.

Após eu ter manifestado a minha forma de ver e viver a santidade, a fé e o caminho do evangelho, comecei a ouvir o comentário dessa pessoa mui amada e de inicio parecíamos ter entendimentos diferentes, contrários, e suas palavras davam a entender que eu estava me fazendo compreender, e que embora tudo estivesse claro, as nossas formas de viver a vida eram bem diferentes. E realmente o são, mesmo não sendo! Explicarei melhor....persevere até o fim e me entendam melhor!

Eu possuo poucos sistemas, votos, regras próprias e disciplina espiritual enquanto esta pessoa mui amada os tem em excesso e se cobra demais na mesma proporção que eu não me cobro tanto! TODAVIA, em suas palavras havia o entendimento de que tudo isso era coisa de homens para Deus e não de Deus para homens, e que nada tinha a ver com a salvação e santificação dos santos para a eternidade, mas sim com disciplinas espirituais, algo como uma estratégia humana para se aperfeiçoar no dia a dia! Ora bolas! Pode ser "trapos da imundícia" (is 64:6), mas se for pra glória de Deus e sem auto-justificação ou acepção de pessoas, então que seja feito conforme cada um tem proposto no coração!

O que veio a seguir foi uma revelação direta do pai!
Em um estalo súbito, minha mente foi tomada por uma visão!
Não vi as coisas doidas que Ezquiel viu, nem seres celestiais como Isaias, mas.....

EU VIA UM SACO DE JUJUBAS COLORIDAS

O discernimento que tive nesta conversa telefônica foi que os filhos da graça são como Jujubas coloridas !!!!

As pessoas que entendem e vivem na graça de Deus conscientemente, possuem a certeza de que as suas experiências com Deus e a medida de fé que tem não podem ser impostas, exigidas nem cobradas de ninguém como algo fundamental e necessário para a vida com Deus.
"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova."
( romanos 12:44)

As pessoas que caminham pela fé em busca de vida com Deus entendem que cada um possui um ritmo de caminhada diferente, muito embora caminhem no mesmo caminho (Jesus) e por isso entendem que as regras, sistemas e votos pessoais de cada um, são feitos para Deus e por Deus e respeitados em Deus, de modo que assim sendo, não existe barganha nem justiça própria, permitindo assim que os irmãos não se julguem nem se desprezem, mas se aceitem em suas individuações, conforme romanos 14.

Os filhos da graça de Deus entendem que cada um é uma pessoa única e vive a vida de uma forma única, mas os religiosos sempre acabam tentando tornar todas as pessoas em seres iguais! Todos fazem as mesmas coisas, usam as mesmas roupas, frequentam os mesmos lugares, comem a mesma comida, ouvem as mesmas músicas, seguem cegamente as mesmas regras e doutrinas de Homens sem entendimento nenhum da liberdade que há em Cristo !!!!

Convoco Paulo para defender a individuação de cada um com Deus, e decretar de uma vez por todas que nossa vida com Deus, em particular, não precisa ser igual a de ninguém e nós não precisamos ser nem parecer nada além daquilo que somos EM Deus e para Deus, a não ser que o próprio Deus exija algo diferente de nós, afinal vivemos para ele!

"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." ( romanos 14:5-8)

Não importa se temos horários certos para orar, estudar a bíblia, ir à igreja ou qualquer outro sistema, regra ou voto pessoal....... Importa que, se não depositarmos nessas coisas condições necessárias para salvação da alma e nem acharmos que isso caracteriza uma elevação espiritual de um crente em relação ao outro, então podemos te-las sem problemas nenhum!!

Eu creio que sistemas, regras e votos próprios são realidade na vida de todos! Afinal cada um tem suas manias "santas". Eu mesmo! Amo orar na praia e no ônibus sacudindo minha cabeça; adoro orar cantando e tocando violão; me regozijo orando em línguas, cantando cânticos espontâneos baseados em textos bíblicos, curto um jejum prolongado e orações de mãos dadas! E o que dizer de meu famoso caderninho verde de oração?????

Todos temos nossos costumes e formas de adorar, louvar, amar, proclamar, pregar e viver o evangelho de Jesus, e é por isso que Somos como jujubas coloridas dentro de um pacotinho!!!!!

Parece que somos muito diferentes! Cada um tem uma tonalidade de cor, um aroma específico e um sabor todo diversificado, mas mesmo assim, estamos misturados no mesmo pacotinho e somos todos como que "farinha do mesmo saco"!
Somos diferentes por FORA porque entendemos a liberdade da graça de Deus e somente por entendermos ela, é que somos iguais por DENTRO!

Não somos como os religiosos que são iguais por fora e diferentes por dentro. Para jesus a boca fala do que o coração está cheio, ou seja, os filhos da graça vivem de formas diferentes, tem manias diferentes, métodos e disciplinas espirituais diferentes, mas quando abrem a boca falam a mesma língua!!! GRAÇA, AMOR E PODER DE DEUS!

Os que não entendem a liberdade do evangelho vivem como robôs sem individualidade e personalidade, no máximo tem interpretações variantes sobre "A doutrina", mas no fundo no fundo, vivem encarcerados dentro de suas próprias almas, posto que vivem o que não querem, mas sim o que lhes impuseram como "vontade de Deus" e por isso muitos sofrem por terem que se encaixar nos padrões impostos pela religiosidade ao invés de viverem a liberdade de Cristo.

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará." (Gálatas 5:1-2)

Terminarei este texto imitando Paulo e dizendo que PELA GRAÇA DE DEUS SOU O QUE SOU e por essa mesma graça de Deus, vocês também são o que são e isso não nos impede de andarmos juntos, pelo contrário! Isso nos atrai, posto que somos um corpo e cada membro tem uma utilidade, função e forma de agir, somos cooperadores uns dos outros, embora diferentes nas formas, somos iguais na motivação, até porque um só é o cabeça do corpo e de todos nós! Cristo Jesus!

Desliguei o telefone entendendo que eu posso andar em total paz e cumplicidade com essa pessoa mui amada, assim como com qualquer outro que seja JUJUBA de Deus! Diferentes por fora, na cor, cheiro e sabor, mas idênticos por dentro, pois são Santos filhos de Deus cheios da sua MULTIFORME Graça e seu amor! Vamos deixar as singularidades e particularidades de cada um e nos prender ao que realmente importa: A perseverança até o final!

"E como já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." (1º pedro 4:7-10)


Fiquem com Deus, a quele que dará uma pedrinha branca com um novo nome secreto para cada um de nós (AP 2:17) , confirmando que ele se agrada em que cada um tenha um caminho único e particular só com ele!



PEP



  1. gravatar

    # by Marco Alcantara - 7 de maio de 2009 às 10:55

    "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." ( romanos 12:44)

    Taí um versículo que me diz muita coisa.

    Grande exposição da graça de Deus.

    Abraço!

  2. gravatar

    # by Elder Sacal Cunha - 17 de maio de 2009 às 08:19

    Olá meu irmão
    pertinente essa mensagem!
    Parabéns
    Abraços
    Pr Elder
    http://eldersacalcunha.blogspot.com

  3. gravatar

    # by Danilo - 6 de junho de 2009 às 02:11

    Ola. Otimo texto. Voce toparia fazer troca de banner com o Genizah...

    Se quiser me da um toque em um post por la.

    A paz!

    Danilo


    http://genizah-virtual.blogspot.com/