# 36 - Missionários com outra missão



E, sendo já dia, saiu, e foi para um lugar deserto; e a multidão o procurava, e chegou junto dele; e o detinham, para que não se afastasse deles. Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.“

Lucas 4: 42-43

A forma de pregar da igreja hoje tem sido tão diferente da forma do Mestre que qualquer um pode notar as diferenças entre Jesus, O missionário de Deus, e os evangelistas missionários da igreja moderna. Basta uma simples análise para identificarmos os equívocos e disparates cometidos pelos evangélicos.

Hoje em dia enviamos missionários ao campo para evangelizar e caso eles consigam bom êxito, logo temos uma nova congregação fundada. É comum ver alguns destes missionários liderando estes grupos por décadas seguidas. Zelam ciumentamente pela igreja como quem cuida de um carro novo! Isso devido ao grande labor sofrido para manter todo o processo de geração, solidificação e constância da congregação.

É tão complicado “fundar” uma “igreja” hoje, são tantos impostos; salários de funcionários; aluguel de salas comerciais; contas de telefone; compra de material de construção; ar-condicionado; cadeiras; aparelhagem de som; salários de pastor entre outros gastos tão intensos que a simples idéia de abandonar a igreja para seguir a missão evangelística soa como loucura. Deixar a igreja “pronta” para outro pastor administrar é ainda mais inconcebível, afinal “essa é minha! Ele que arrume a dele!”


Poucas pessoas conservam o espirito desprendido do missionário que tem um chamado peregrino!

Poucas pessoas conservam o desapego pelos “cuidados dessa vida” durante a caminhada!

Poucas pessoas conservam o entendimento de que um planta, outro rega e outro colhe, mas Deus é o dono de todos!

Poucas pessoas conservam o ardor da pregação insubornável e faminta por almas perdidas!


Jesus anunciava o evangelho por onde ia e se alegrava caso fosse recebido pelo povo, todavia não se acomodava na audiência e não se fixava na região devido à porta aberta. Jesus não buscava lugar para firmar residência. Não havia em jesus o menor interesse em fixar uma base de operações sólida e confiável. Ele se sentia impulsionado a vagar, pois tinha que pregar ao maior numero de cidades, afinal ele era O missionário, e dizia de si mesmo que não tinha nem travesseiro onde apoiar a cabeça ao dormir.

Infelizmente, alguns de nossos missionários quando encontram uma comunidade receptiva fixam-se nela; fundam igrejas e se possível for ficam ali a vida inteira. A comunidade os recebe bem, ouve suas palavras e acatam seus conselhos. O que mais um pastor poderia desejar ? Talvez o sonho de muitos pastores hoje seja passar pelo que jesus passou nesta passagem: Ser procurado pelas multidões que não queriam se afastar dele, antes desejavam de todo o coração ouvir suas palavras e ensinos por toda a vida, ali no mesmo lugar!


Afinal de contas, qual é a missão? A missão é anunciar o evangelho até que ele volte ou seria fixar-se em um lugar onde se acolheu o evangelho até que ele volte ? A missão implica em movimento constante ou em busca por residencia fixa e comodidade ?


Será que somente eu vejo que aquilo que fez Jesus correr para um lugar deserto é Hoje o sonho de realização ministerial de muitos "pastores", senão todos!


Em Pafos, Paulo e Barnabé iniciaram seu ministério itinerante e ali naquela cidade eles operaram sinais tão prodigiosos que até o procônsul Sérgio Paulo veio a crer no evangelho. Depois disso o que os missionários fizeram não foi fundar uma igreja e acomodar-se nela, antes partiram para Panfília para pregarem o evangelho, afinal ali a missão estava concluída. Se fossem nossos pastores de hoje, talvez se fixassem em Pafos, afinal até a autoridade máxima havia crido! Eles diriam “Que Benção!”. Este seria o caminho mais cômodo e fácil para Paulo e Barnabé caso eles fossem caçadores de oásis ao invés de missionários do reino.

Quando o diácono Felipe subiu a Cesaréia, fugindo da perseguição em Jerusalém, foi pregando o evangelho e convertendo multidões. A cidade toda e até mesmo um bruxo lhe ouvia, se admirando com sua doutrina e com o poder do espirito santo manifestado nele. Neste momento acontece a maior injustiça do ponto de vista empresarial-evangélico: Ao ouvirem isso, os apóstolos foram ate Cesaréia e tomaram as rédeas do trabalho dali pra frente. Os apóstolos não foram oportunistas nem Felipe um otário, afinal no reino de Deus as ovelhas são do Bom pastor e não dos homens.

O missionário Felipe não reclamou, antes se alegrou com o apoio e o que ele fez então foi ainda mais inadmissível para os evangélicos de hoje, Felipe simplesmente “abandonou” nas mãos dos apóstolos toda a cidade que ganhara, todas as facilidades, comodidades, ofertas e dízimos que poderia ter, para seguir uma voz! Como era homem sensível ao chamado e à voz de Deus, preferiu seguir a ordem do anjo do que se fazer de Anjo-da-igreja sobre a vida dos irmãos da Cesaréia.

Se o homem de Deus deve ser como o vento, que não sabe seu caminho e apenas vai soprado a todo lugar, então por que nossos missionários são tão presos? Por que nossos pastores são mais parecidos com coletores de impostos do que com plantadores de sementes? Por que vemos mais zelo pela instituição eclesiástica, suas festividades, suas finanças, sua infra-estrutura do que com a salvação-paz-alegria da noiva do cordeiro?


Missionários não praticam extrativismo-eclesial!

Missionários não são sanguessugas congregacionais!

Missionários não são seres simbíoticos instalados na igreja!

Missionários lançam os alicerces da fé, para que cada um edifique sobre a rocha e todos cheguem a maturidade espiritual desejada por cristo e profetizada por Deus varias vezes.


Deixo registrado aqui meu desabafo e crítica sobre a caminhada missiológica da igreja nesses últimos dias.

Respeito a todos os pastores e missionários fiéis que mesmo ficando anos no mesmo lugar, estão sempre em movimento!

Desejo apenas alertar o povo de Deus e a mim mesmo, que temos que remir o tempo e correr pois os campos estão branquinhos e prontos pra ceifa!

Pense no que foi dito e veja bem se não tenho razão! Nem que seja só um tiquinho!



Fiquem com Deus, aquele que se fez missionário de si mesmo para que até nisso fosse o primeiro de muitos, afinal quem quer faz! Não manda fazer!


PEP

16/07/09