# 53 - A piedade em Tom maior

“Exercita-te, pessoalmente na piedade, pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, por tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação.” 1 Timóteo 4:7b-9

Ao som da bossa nova eu resolvi escrever este texto. Na verdade não exatamente este texto, mas um texto. Consciente de que há tempos não escrevia nada, resolvi apenas ler um versículo e discorrer sobre ele, pois tenho andado “vazio” de pregações prontas, posto que nesses últimos meses venho andando sem saber o que pregar, recebendo sempre o “recado” na hora H e apenas retransmitido-o ao povo como bom carteiro de Deus.

Isso ocorre porque tenho visto que quanto mais buscamos viver em simplicidade e em conformidade com a Palavra, mais as palavras da Palavra se nos revelam no cotidiano da vida conforme às necessidades e demandas da nossa caminhada. Não para que preguemos a Palavra com palavras, mas para que a Palavra pregue-se e impregne-se em nós, com palavras, cores, aromas e novas bossas.

Caminhando nessa simplicidade de não se agonizar na falsa necessidade inquietante de sempre se ter que “ter uma palavra de Deus”, foi que pude apenas ao ler o texto de 1ª Timóteo, perceber que nós nos afadigamos com varias tarefas que não são proveitosas para a vida. Tanto esta que agora vivemos como a que há de vir.

O conselho, quase uma ordem, dado por Paulo a Timóteo revela que o apego à beleza física dos gregos ainda podia influenciar o jovem grego e aos demais da igreja, e por isso Paulo junta o útil ao agradável ao revelar que a malhação tem pouco proveito e que a verdadeira malhação proposta no evangelho é a piedade pessoal!

Por isso a malhação ou a piedade institucional tem pouca importância aos santos. Sim! Pois sei que muitos não se aplicam aos exercícios físicos, mas quando o assunto é o exercício espiritual da piedade, se agarram na instituição igreja, como se isso os confirmassem como piedosos só por que doaram alguns trocados, alimentos e roupas velhas para obras sociais e serviços comunitários.

Neste texto eu não digo que tais ofertas para manutenção de obras sociais não são importantes, mas o que tem proveito na piedade não é a sensibilidade para com a calamidade do próximo, mas sim o envolver-se diretamente com ela! Sei que muitas vezes a única forma de nos envolvermos é enviando grana, eu mesmo já fiz isso algumas vezes, mas meu foco aqui é no “exercita-te PESSOALMENTE, na piedade” que Paulo fala ao jovem discípulo.

A piedade sempre será proveitosa, mas a que realmente exercitará sua fé será aquela que você executará pessoalmente nos ambientes das desgraças alheias que lhe surgirem como encontro na vida. Por tanto, não pense que estás a crescer em fé e amor só pelas ofertas que fazes às obras sociais, mas creia que somente quando as fizerdes direto na fonte da demanda é que crescerás mais como piedoso filho do Deus todo piedoso!

Digo isso sem medo de errar, afinal a piedade tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser, bastando eu dizer que viver em piedade faz a vida que vivemos na carne ser uma vida existencialmente cheia de sentido e gozo e aumenta assim nossa esperança e regozijo sobre a vida que há de vir.

Infelizmente poucos percebem isso e para os que não percebem tal realidade do evangelho, a vida que há de vir é apenas um alívio para gente cansada dessa vida corrida neste mundo perdido, mas para os que se exercitam no evangelho a vida que há de vir é apenas uma extensão perfeita da vida que aqui se foi imperfeitamente em piedade! Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação!

Os que malham o corpo saibam que isso até tem algum proveito para esta vida que vivemos, mas saibam também que a piedade tem muito mais proveito e a piedade exercitada pessoalmente, ao invés de exercida através de instituições, ONGs e projetos sociais, tem ainda mais e mais proveito para a alma de todos!

Os que se exercitarem na piedade provarão da maravilhosa sensação de serem feitos canais por onde fluirão energias divinas in natura que trarão vida, paz, alegria, esperança e fé aos que por ela, a piedade pessoal, forem atingidos e impactados pela graça daqueles que pela graça de Deus foram atingidos: os santos!

O prazer de se saber usado por Deus DE VERDADE na vida do próximo pelo exercício da piedade e não por ministrações religiosas eclesiásticas em um culto, são a maior realização espiritual que a alma humana pode experimentar nesta vida. Esta tal de piedade pessoal é que se revela como Palavra de Deus em meio à ausência de palavras dos homens, que preferiram falar menos e agir mais...em amor e por amor ao próximo e ao Deus que nos chamou a todos de filhos!

Pregue o evangelho assim, em piedade pessoalmente exercida em favor do necessitado ao seu alcance e verás quão formosos serão os teus pés, passos e caminhos nessa existência. E lembrem-se: Praticar a piedade tendo esta como um fim em si mesma, é pura vaidade dos que só ajudam alguém se entenderem que serão recompensados de alguma forma! A piedade somente traz recompensa para quem nela não pensa, para este que nisto não pensa, graça, paz, misericordia e amor lhe atingirão como recompensa...quem tiver aptidão para discernir e viver tais coisas em espirito e em verdade que assim o faça!

Fiquem com Deus, aquele que ao som da bossa nova, manifestou-me a boa nova e mudou a minha bossa para uma bossa mais que nova, e no embalo deste tom, que não é Jobim, eu vejo que esta nossa bossa nova não é tão bossa assim, se comparada com as boas novas do evangelho que em verdade são bossa de ótimas novas para ti e pra mim...e para todos os que se deixarem levar pela piedade em tom maior, da fé e sinceridade cifradas no amor

com amor e claves de sol

PEP