# 54 - Mergulhando de cabeça na biblia


Algumas vezes vejo pessoas absurdamente encantadas e surpresas com as coisas ditas por outros irmãos, que apesar de as verem como simples verdades da vida e do evangelho, são interpretadas como grandes pérolas de sabedoria e mistérios de Deus pelos demais. É comum irmãos ficarem se perguntando sobre como puderam ler determinado trecho da bíblia a vida toda e nunca terem notado o que o tal irmão notou! O entendimento bíblico de alguns irmãos parece mais apurado.

Na maioria das vezes perdemos as sensações experienciais e a riqueza existencial das histórias bíblicas pois olhamos para seus personagens como que se criados para um enredo de filme ou conto de fadas. Durante nossa vida de leitura bíblica vemos personagens que são categorizados como "tipo de Cristo", pois em determinado momento de suas vidas ou em algum aspecto singular de sua personalidade, foram semelhantes a Jesus Cristo.

Mas o que poucas vezes nós lembramos é que estes personagens foram pessoas reais! Gente que nem eu e você!

É muito poético falar de José e sua jornada trágica, sendo traído pelos irmãos, vivendo como escravo, injustamente preso e por fim elevado a governador do Egito, mas será que José poetizava sobre sua dor e sobre sua vida sofrida?

É inspirador palestrar sobre a paciência de , seus sofrimentos, suas dores físicas, suas perdas materiais, mas será que se alegrava dos muitos óbitos que teve em sua família? Será que lhe serve de consolo o fato de sua história motivar milhões de pessoas ao longo da historia da humanidade?

O "chorar com os que choram e rir com os que riem" se aplica também às pessoas que não temos outro contato além da leitura de suas biografias. Compadecer-se e alegrar-se pode ser uma experiência real durante a leitura da bíblia, mas isso requer sensibilidade e tal sensibilidade não só trará mais luz e brilho ao seu entendimento bíblico como também aguçará sua percepção ao mundo ao seu redor e ao que acontece na terra dos viventes.

Poesia, drama, tragédia e romance são coisas lindas, mas quando traídas para a nossa vida, podem mudar drasticamente a nossa forma de ver a vida. Se passarmos a entender isso ao observarmos tais eventos na vida alheia, não haverá limites para nosso entendimento, chegando ao ponto de acabarmos nos sentindo como se estivéssemos na historia em questão, sentiremos a proporção da dor, alegria, angustia e amor dos personagens. É uma viagem no tempo e espaço que somente a criatividade, sensibilidade e paixão podem ocasiona.

Fato é que, aqueles que perscrutam mais profundo os mistérios da bíblia, são os mesmos que mergulham de cabeça na existencialidade da alma e na experienciação da fé através de obras de amor e confiança real no cuidado de Deus; baseados para isso, nas experiências de outras pessoas que viram na bíblia e na sua vida, afinal a fé vem pelo ouvir da palavra, mas ouvir com o coração e não com os ouvidos apenas!

Trocando em miúdos: quanto mais você desejar que o evangelho seja real em sua vida, quanto mais você quiser ser cheio do espírito santo e quanto mais sede por Deus houver em você, mais humano, sensível e sábio você será. E as escamas dos olhos cairão ao ler a palavra e o espírito do senhor te revelará as grandes coisas simples da vida com Deus, pois você busca a Deus com verdade e intensidade e acredita no testemunho da palavra escrita tanto quanto no seu próprio.

Então não tem jeito, ou paramos de olhar para a bíblia como um conjunto de historinhas de gente de cera ou então nunca nos aprofundaremos na sabedoria divina que manifesta a realidade de que a vida do santo é uma vida normal, com sofrimentos, dores, lutas, angustias, mas com contentamento e satisfação oriundas da gratidão de quem se sabe amado por Deus.

Até na estupefação da perplexidade, o sensível apenas se remete a Deus e nele se degladia, mas o estulto murmura à todos e aos quatro ventos. O entendimento dos mistérios e da grandiosidade da simplicidade da sabedoria de Deus são para os que se permitem sofrer sem envergonharem-se disto e ante qualquer calamidade apenas se alegram em saber que tudo coopera pro bem dos que amam o amor....amam a Deus! Afinal as historias da bíblia não provam outra coisa alem disso: Deus foi amor para eles e será para nós também!

Enquanto nós olharmos para as pessoas da bíblia como personagens sem tutano, carne e sangue, pensaremos neles sempre como santos inatingíveis e heróis de comédia grega e faremos disso um ideal totêmico para nós, algo que desejaremos, mas nunca teremos real convicção de que seremos...Melhor que não sejamos mesmo! Afinal o evangelho é um chamado pra realidade e não pra ficção de heróis gregos.

Os que confiam no senhor são inabalaveis como os montes de Sião, não por que se tornam imunes as casualidades da vida, mas sim porque descansam no cuidado de Deus e provam da sua fidelidade ate no dia de maior angustia.

É necessário acordar para a realidade da vida e buscar a Deus na simplicidade, e ai sim! O entendimento brotará em nós, pois quem nos ensinará será a vida, através de Deus. O que eu falo só é intenso, porque intenso é o que eu vivo. E todos os dias tenho que me deparar com a verdade de que em mim habita apenas um mortal pecador, falho e cheio de paixões carnais e que nestas verdades habita o meu maior tesouro: O amor de Deus.

Deus foi capaz de me amar mesmo eu sendo este ser duvidoso, inseguro, inconstante e corrupto que eu sou e eu o amo ainda mais sempre que lembro disso. E o que isso tudo tem a ver com o entendimento bíblico? Ora bolas! Eu sei la!!!

Ler a bíblia pra mim não é mais uma busca por pérolas de sabedoria, frases de efeitos e boas ideias para sermões! Ler a bíblia pra mim hoje é tão somente ouvir papai e seus causos de amor.

Ler a bíblia não é mais um dever, uma rotina, nem um exercício...Deixo hermenêutica, apologética, exegese, escatologia e tudo isso para os crentes-gregos, que pensam que de Deus serão mestres pelo conhecimento acadêmico.

Hoje leio a bíblia, nem sei mais por que.... sei que a leio, releio, medito e penso nela e sobre ela....e ate quando nela não toco, carrego-a no coração! Sou capaz de pregar horas sem nem abri-la e nem se quer guardo mais as referencias, capítulos e versículos....

Quando se vive intensamente o evangelho, ou se tenta, tudo isso vira coisa do passado e literalmente passamos desta pra melhor! Sim, pois ouvir Deus falar com você é a melhor! Sentir seu cuidado pelos irmãos das historias bíblicas, seu zelo, seu cuidado, seu vigor, sua exortação, sua repreensão e todo seu amor por eles, me faz animar-me e excitar-me esperando pelo dia em que viverei tais sensações também!

O entendimento bíblico passa a se expandir conforme nossa visão de vida, intimidade e relacionamento com Deus se expandem e saem do papel e do campo do imaginário, invadindo o cotidiano e a vida real, no planeta dos homens viventes.

Termino este texto por aqui, pois em primeiro lugar, não sei se estão me entendendo, afinal não escrevo pra outro alem dele...sim neste texto apenas torno visível as conclusões desvairadas do meu amor por ele e como isso tudo tem me ajudado a viver em paz.

Segundo lugar, termino por aqui, pois a empolgação é tamanha que sinto que poderia escrever uma bíblia inteira, só de historias, provérbios, salmos e epistolas que ele me fez ver, viver e conhecer nesta minha caminhada com ele.

E por ultimo, é melhor eu terminar, pois eu espero que a esta altura você esteja me achando tão louco, mas tão louco, que surte contagiado pela minha loucura e apenas largue tudo, desligue o Pc e corra pra seu quarto, afim de ler sua bíblia e com o coração nos olhos e os sentimentos aguçados, apenas se deleitar no amor de Deus, através da simples leitura da sua palavra que traz vida e esperança ao coração de todo aquele que nele crer!

Paz seja conosco! E que os mistérios da bíblia saltem de suas paginas e se manifestem na realidade de nosso dia-a-dia, para que percebamos as riquezas da vida, tanto a que vivemos, quanto a que co-vivemos através da leitura apaixonada da santa palavra do senhor, pois ler a bíblia com paixão e intensidade, é como conviver com Moisés, Abraão, David, e cia.

Fiquem com Deus, aquele que entendeu tudo o que eu disse, ainda que tudo o que eu tenha digo, nada tenha significado pra você....


PEP

06/06/2010

  1. gravatar

    # by Éverton Vidal Azevedo - 18 de julho de 2010 às 18:48

    Grand PEP, tem uns dias que quero conversar um assunto contigo. Nao te encontro no msn. tenho um email seu e vou tentar por ele ok?
    Um abraço!

  2. gravatar

    # by Éverton Vidal Azevedo - 18 de julho de 2010 às 18:48

    Este comentário foi removido pelo autor.