# 12 - Avivando e queimando de amor!


Este texto também foi inspirado no sermão pregado na reunião de jovens em que mencionei no texto anterior. No último texto abordamos algo sobre avivamento pessoal e agora, para encerrar, veremos algumas verdades sobre o avivamento como um todo.´

É claro que o assunto é vasto e existem bibliografias gigantescas sobre o mesmo, de forma que minha idéia não é esgotar o tema, mas apenas compartilhar algo que entendo, compreendo e creio, de forma que o que eu não entendo, compreendo e creio, prefiro nem falar!

Espero que Deus abençoe a todos e avive cada um de nós!


3 Verdades sobre avivamento.

Deixo registrado algumas poucas verdades sobre este tão difundido, debatido e teologizado assunto que devia ser mais vivido e sentido do que imaginado e analisado.



1- Avivamento não é invenção humana, mas plano de Deus para os tempos de frieza.

Um tempo de apostasia e frieza no amor e devoção só termina quando Deus, em sua misericórdia sem fim, derrama seu espírito avivando os homens de pequena fé, que sozinhos, nada poderão fazer contra o poder do pecado, tentações e do diabo multiplicado pela frieza geral em que se encontram. Sei que o texto de Joel já esta esgotado no assunto, mas não consigo deixa-lo de fora, pois creio ser uma promessa amorosa de um Pai que diz “filho você ta doente, mas papai vai trazer o remédio logo logo!”

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
JL 2:28


Jó depois de tudo que passou chegou a uma conclusão verdadeira sobre os planos de Deus. Avivamento assim como todos os planos de Deus, será efetuado com poder, com graça e de acordo com a vontade de Deus, ainda que demore, ele virá. Como disse Joel, "e há de ser que, depois derramarei o meu Espírito..." Depois de que? Avivamento só acontece onde existe frieza do amor e apatia espiritual; e temos que entender que Deus porá fim nisso! É plano dele em seu infinito amor e graça!

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
JÓ 42:1

Por isso não estranhe que em dias onde a igreja parece mais fria, se fale tanto em avivamento. Esta incoerência é fruto de uma necessidade de todos nós! Afinal só falamos de ir ao medico quando estamos doentes! Ser avivado só é reconhecidamente uma necessidade quando estamos Frios! O amor tem esfriado e é certo que esfriará de quase todos, mas eu creio que esse “quase todos” abre um parêntese milagroso onde eu quero estar!


2- O avivamento começa no coração de Deus e é manifestado no mundo através de seus santos.

Deus quer nos conceder poder-amor para levar o avivamento às nações. O poder de Deus e os dons espirituais são para benefício da obra, vê-los como adorno ou prêmio individual e sem uso em prol de outros é o mesmo que achar que alguém acende a lareira pra esquentar a lareira e não as pessoas na sala. Egoísmo não combina com amor e nada representa mais o avivamento do que amor, logo egoísmo e avivamento são duas coisas opostas. O avivamento-amor não é nosso, mas se manifesta por nós em direção aos outros.

Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
AT 1:8

Entenda que temos que orar por avivamento, mas a medida que este acontece, nós devemos sair do estado passivo e entrar na atividade explosiva do amor. Agir conforme um santo avivado deve agir, assumindo a responsabilidade de povoar a terra de amor e o céu de almas arrependidas! O avivamento deve causar festas diárias nas regiões celestes graças ao amor que dissolve as trevas nos corações perdidos.


3- O avivamento está sob controle de Deus e não dos homens, a igreja é de Deus e não dos homens.

Deveríamos ouvir Gamaliel antes de condenarmos quem quer que seja por fazer algo que não concordamos ou achamos herético e desnecessário. O Avivamento pode ocasionar choques de várias formas, mas devemos sempre pensar como Gamaliel, o Mestre de Paulo.

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
AT 5:38-39


O avivamento será controlado por Deus em cada etapa, desde a renovação inicial do amor e fervor até a manutenção da unção sobre os santos e sua perseverança diante os obstáculo, ele nos aviva e nós somos apenas instrumentos do seu imenso e doce amor.

Não devemos querer brilhar mais do que O sol da justiça e A Alva da manhã.

E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.

NM 11:16-17

Esta passagem mostra bem como Deus é o maior interessado no avivamento e também como ele é o gestor do mesmo, dirigindo passo-a-passo o processo, contando com o homem apenas como instrumento e não como herói-salvador-estrela-mito, mas apenas um cooperador amado e agraciado!

Precisamos ser humildes para dividir o que temos com os outros e para aceitarmos os recursos humanos que Deus enviará, pois a obra é dEle e Ele usa quem Ele quer da forma que lhe apraz! O avivamento não deve levantar os homens ao status de avivalista e semi-deuses, mas elevar Deus como o pai amoroso que destrói as obras do diabo pelo amor manifestado de forma sobrenatural através da ação da igreja.

Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais. Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre todos!

NM 11:25-29

Veja na passagem acima que não podemos tentar impedir o agir de Deus nem abafar aqueles que manifestam sua alegria e gozo de forma diferente da maioria. Avivamento não é fruto da emoção mas emoção é um dos frutos do avivamento, afinal somos seres emotivos! Avivamento pode trazer ou não o choro da estéril Ana; a alegria imprevisível das danças de Davi, mas sempre trará o prazer de ser e viver naquEle que em nós tudo é!

Os 70 profetizaram apenas uma vez, mas Josué um dos 70 escolhidos exige que Moisés interrompa Eldade e Medade que profetizavam no arraial, mas Moisés declara que desejava que todo o Israel fosse como eles. Os 68 pararam de profetizar e os outros 2 não!

Josué sofrendo da síndrome de João batista queria abafar os que "brilhavam", pois convém que ele (Josué) cresça e todo mundo diminua! Ele mal tinha iniciado seu ministério e já estava vaidoso como muitos hoje. Não pensou nem um segundo que estava sendo levantado para ajudar na ceara e que quanto mais gente, melhor. Todavia seu pensamento era em acabar com a balburdia que assim o era só por não ter sido feita pelos escolhidos de Moisés!

Algumas vezes entendo por que algumas coisas foram registradas na bíblia. Sempre esquecemos da passagem onde Jesus é interpelado pelos seus discípulos por causa da obra que os discípulos de João Batista faziam! E a historia se repete, quem não é por nós é contra nós, mas a recíproca é verdadeira! Vamos parar de guerrear por visão-doutrina-teologia e vamos nos unir no amor de Deus! Afinal é ele quem comanda o avivamento do início ao fim! Avivamento não nos torna donos da verdade nem da vida de ninguém, mas apenas mais amáveis e amigos, além de poderosamente inconformados com as obras malignas que devem ser combatidas.

Josué Pediu "a cabeça" de Eldade e Medade pois não sabia que 70 foram escolhidos e julgava que os melhores foram escolhidos e todos os escolhidos estavam na tribuna de honra do arraial, de forma que os outros 2 deviam ser parados, assim como os discípulos de João batista, segundo os futuros apóstolos cristãos.

Embora Nós saibamos pela bíblia que foram 70 os escolhidos, Moisés não declarou isso pra ninguém! Então fica aqui uma figura ilustrativa dos dias de hoje! Pastores que não suportam-aceitam-reconhecem a importância dos outros por não serem esses uns dos seus ministeriáveis, ainda que o sejam de Deus,sem que ninguém o saiba!

Desta forma, ressuscitamos o antigo provérbio popular dos judeus: "Está Saul entre os profetas?", basta tirar o nome de Saul e por o de Eldade e Medade ou de qualquer um dos que não são sacerdotes-anjos-voz-de-Deus na vida de ninguém. voltamos ao erro de sempre, esquecer que Deus é o mantenedor da obra e o maior investidor dela!

Termino esse texto com algumas frases sobre o assunto!

"Um avivamento da religião consiste em nova vida espiritual transmitida aos mortos e de nova saúde espiritual transmitida aos vivos."
James Buchanan

"Deus está mais disposto a dar avivamento do que nós a recebê-lo."
Erlo Stegan

"O verdadeiro espírito do avivamento está fora do controle do organizador e do
propagandista. Ele não pode ser criado por técnicas nem promovido pela tinta das impressoras."
James A. Stewart

"É inútil grandes grupos de crentes gastarem horas e mais horas implorando que Deus mande um avivamento. Se não pretendemos nos reformar, também não devemos orar."
A. W. Tozer

"O avivamento não é uma invenção terrena; é uma criação celestial."
Arthur Skevington Wood

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida."

Jesus de Nazaré

Graça, paz e avivamento para todos os irmãos!

Que Deus nos avive no seu amor, e nos restaure a paixão pela sua paixão e amor pelo seu amor!

Amém!