# 21 - Tudo está no controle de Deus

Ontem foi um daqueles raros dias onde trabalhamos sem nos cansarmos e ainda conseguimos chegar cedo em casa obtendo assim, algum tempo para nós mesmos. Encarei uma chuvinha fina, uma conversa agradável no ônibus e um pouco de Paz com o violão após o jantar.

Alguns acordes para lá e umas notas para cá e eu decidi parar com a cantoria e abrir minha bíblia para ler alguma coisa nela. Decidi ler algo no antigo testamento e fui direto para 1º Reis, li sobre a morte de Davi e suas ultimas instruções ao seu herdeiro Salomão. Ali a minha leitura despretensiosa acabou se tornando em um desejo por sabedoria e em uma sede por vida.

Embora o que eu quero compartilhar hoje não seja algo que vi em 1º Reis, abro aqui um breve parêntese para expor um único versículo que me saltou aos olhos e que me foi confirmado com o texto seguinte que li nas escrituras, o salmo que quero compartilhar mais adiante.

“Então veio Adonias, filho de Hagite, a Bate-Seba, mãe de Salomão; e disse ela: De paz é a tua vinda? E ele disse: É de paz. Então disse ele: Uma palavra tenho que dizer-te. E ela disse: Fala. Então disse Adonias: Bem sabes que o reino era meu, e todo o Israel tinha posto a vista em mim para que eu viesse a reinar, contudo o reino foi transferido e veio a ser de meu irmão, porque do SENHOR ele o recebeu.”
(1º Reis 2:13-15)

Adonias era o quarto filho de Davi e talvez neste momento fosse o filho mais velho dele que ainda estava vivo. Ele tentou um golpe de Estado para se corar rei e falhou. No reino de Israel não havia o critério de sucessão monárquica baseado na primogenitura, logo o trono não estava à espera de Adonias, mas sim, de quem o rei escolhesse e ele escolheu a Salomão.

Após a coroação de Salomão, o rebelde Adonias procura a mãe do rei para fazer um pedido e o que desejo deixar claro aqui não é o que ele pediu nem o que recebeu, mas o que Adonias declarou à rainha-mãe. “Bem sabes que o reino era meu, (...) contudo o reino foi transferido e veio a ser de meu irmão, porque do SENHOR ele o recebeu.”

O rebelde Adonias fizera uma afirmação 100% verdadeira. Salomão apenas era o rei porque assim Deus desejara. Em meio à rebeldia, conspiração, intriga e sangue, os filhos de Davi puderam aprender o que Paulo confirmaria séculos depois: Assim, pois, isto não depende do quem quer, nem de quem corre atrás, mas de Deus usar de misericórdia. (Rm 9:16)

Realmente o que tem de ser, será! Ninguém pode impedir a vida de dar as suas voltas e reviravoltas.

Depois desta breve leitura do livro de Reis eu parti para os salmos, havia decidido que leria um salmo apenas. Não estava muito a fim de estudar a bíblia, mas sim de receber vida. Não consigo ler nomes nos textos e ficar sem saber o que fizeram e representam. Então, os livros de crônicas e Reis, sempre me fazem perder algum tempo pesquisando fatos e histórias, um processo riquíssimo para mim, porém eu queria algo vivo e existencial fast-food. Nada melhor que um salmo simples e direto.

Abri o livro aleatoriamente no salmo 71 e então comecei a lê-lo e a comê-lo. O salmo 71 teve para mim, o mesmo sabor de 1º Reis 2. Um sabor meio amargo no inicio mas que se revelara doce e agradável conforme ia sendo ingerido.

O filho agradecido que experimenta a revelação de que tudo está no controle de Deus sente este sabor. As amarguras e dores chegam azedas e conforme vamos ingerindo-as vivendo-as, elas vão dando lugar a um sabor doce que vem da fé simples e verdadeira, que crê que tudo coopera para o nosso bem!

Vamos ao Salmo 71.....

“Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.“
(Sl 71:9)


Davi está velho e como um ancião que vive o declínio de uma vida de guerreiro, ele começa a sentir-se inútil para empunhar uma espada, para cuidar do reino e até mesmo inútil para Deus. Num surto ele clama por socorro e pede que Deus não se esqueça dele somente por estar velho.

Incrível como sempre achamos que Deus nos ama mais quando podemos efetuar algum favor para ele. Até os filhos da graça correm este risco, não podemos nunca esquecer que não existem barganhas com Deus!

“Livra-me por tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me.”
(Sl 71:2)

Davi inicia o salmo dizendo que Deus é seu refúgio e fazendo uma declaração que somente os filhos de Deus podem fazer. Os justos vivem pela fé, é o que diz a palavra de Deus e com Davi foi assim. Sempre crendo e confiando em Deus, ele mais uma vez declara isso. Ele clama pela justiça de Deus e implora a salvação que ele entende muito bem, que não vem dele, mas sim de Deus. Davi pretende receber a justiça de Deus e não a dos homens e isso não por obras e méritos, mas através da fé, “inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me".

Davi estava me apontando o caminho da fé, a estrada do justo.

“Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel. Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.“
(Sl 71:4-5)

Davi não somente entedia que a vida do justo é uma vida de fé na obra que somente Deus poderia fazer (salvação), como também discerne bem que o justo vive sempre com esperanças em Deus. Davi ao clamar socorro declara mais uma vez que somente Deus é alvo das esperanças dele e que deseja o socorro de Deus não por ser santo, justo, correto, homem de Deus, mas sim por amor! Davi espera que Deus o ajude, pois ele sempre respondeu ao amor de Deus com confiança nEle e as esperanças dele sempre foram depositadas em Deus por amor e sem interesses.

O pedágio do caminho da fé se paga com amor e confiança.

Davi não se guiava por vista e não se abalava facilmente com as adversidades da vida, aprendeu desde cedo que com fé em Deus, ele poderia matar leões com as mãos nuas, derrotar gigantes com uma funda e expulsar demônios com uma harpa. Ele cria assim, pois assim vivia!

“Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. “
(Sl 71:7-8)

Estes dois versículos vieram carregados de vida para mim devido ao momento em que vivo. Muitas pessoas me têm como um prodígio, uma referencia e um padrão de “jovem de Deus”, mas muitas pessoas não me entendem, outras, me julgam como leviano, desviado e até endemoniado. Tenho sido evangelizado por irmãos zelosos e infantis, além de ser visto por muitos como um depravador do divino ensino das escrituras sagradas.

Eu às vezes me sinto como Davi, cheio de fãs e cheio de inimigos e uns variam de um time ao outro varias vezes seguidas. Tenho pulsões humanas-carnais contrastando com uma fervorosa vontade de ser de Deus e viver para ele, um conflito que Paulo enfrenta e relata em Romanos 7 e que toda pessoa sincera deve assumir que já teve também ou que ainda tem.

Eu quase explodi em “línguas estranhas” no meu quarto ao ler esses dois versículos de Davi! Embora muitos me vejam como Desviado-leviano-depravado-endemoniado-diabólico-pródigo, ou como santo-fervoroso-fiel-piedoso-ungido-prodígio eu mesmo sei muito bem quem eu sou em Deus e quem não sou, de modo que a minha boca vive cheia do louvor para gloria de Deus e minha mente vive firme numa fé que não se abala nem para esquerda nem para direita! Nem por elogios e nem por criticas. Aleluia!

No caminho da fé, ninguem segue o mapa do outro embora todos estejam no mesmo caminho

“Quanto a mim, esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais A minha boca manifestará os feitos da tua justiça e da tua salvação todo o dia, ainda que não conheça o número delas. Sinto-me na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, somente da tua justiça. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.”
(Sl 71:14-17)

Davi era mal entendido por muitos, mas sabia bem quem era. E mesmo diante de tanta falação, acusação e perseguição ele declara que manterá suas esperanças em Deus e que é exatamente isso que o faz sempre louvar mais e mais a Deus. Davi não liga para ninguém e o que ele deseja, mesmo velho, é anunciar os maravilhosos feitos de justiça de Deus e tamanha é sua confiança nEle, que sente-se forte e deseja continuar anunciando a justiça de Deus, que opera pelo amor e somente por esta justiça ele deseja viver. Deus o ensinou desde cedo que o justo vive pela fé e está, por sua vez, opera pelo amor.

Neste caminho da fé, a solidão contrasta com a união, somos todos semelhantes ao mesmo tempo em que somos diferentes e respeitamos e amamos isso.

“Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas. Ó Deus, quem é semelhante a ti? Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra.”
(Sl 71: 19-20)


Aqui eu vi a confirmação mais genuína de que o Justo vive pela fé e por isso consegue entender que tudo coopera realmente para o seu bem! Davi declara que a justiça de Deus está muito alta e que ninguém é semelhante a Ele, (parece até Isaias falando dos caminhos de Deus que são maiores que os nossos) e logo em seguida sem medo ou hesitação (Semelhante a Jó) ele afirma que Deus o fez sofrer males e angustias que o colocaram em abismos na terra!

O justo vive pela fé e nesta caminho, até os abismos se tornam em mananciais de vida e até os ossos secos ganham vitalidade. Tudo realmente coopera para o bem dos que crêem que Deus está realmente no controle de tudo.

Ah! Quanta paz e quanta tranqüilidade experimentam os que decidem tão somente, se entregar à fé e mergulhar de cabeça na fonte da vida, bebendo dia após dia desta água que vivifica e acalma a alma.

Adonias entendia que Deus faz o que quer, quando quer e como quer, mas mesmo assim tentou se livrar por meio de seus planos malignos ao invés de viver ao exemplo de seu pai Davi, que se entregou à justiça de Deus recebendo dEle os males, angústias, Prazeres e alegrias com reverente gratidão.

Gente! Vamos viver a vida nessa fé fantástica! Vamos crer de verdade que Deus está no controle e que ele faz tudo cooperar para o nosso bem.

Vamos viver a vida nessa fé que entende que o nosso bem não é o que nos desejamos, mas sim o que Deus, em sua superior sabedoria, decide que o é.

Vamos embarcar nessa jornada e seguir o caminho dos justos;
Vamos largar as babaquices gospel e caminhar na vereda dos justos;
Vamos deixar as ansiedades de lado e seguir o vento que sopra sem aparente rumo;
Vamos crer de verdade que tudo coopera para o nosso bem e que tudo está no controle de Deus.

Eu sei que o que é meu está guardado e nada me abala nessa confiança, não vivo angustiado com as “promessas de Deus” e nem vivo preso às minhas esperanças, pois a única esperança infalível é a que depositamos em Deus.

Eu tenho planos lindos e sonhos maravilhosos, que envolvem outras pessoas, lugares e situações.
Creio totalmente que podem ser realizados, mas não vivo por isso e nem preso a isso.
Ainda que eu não tenha quem amo, não more onde desejo, não ganhe quanto espero e não seja quem anseio, eu me alegrarei no Senhor, o Deus da minha vida e salvação!


Eu vivi uma situação angustiante onde eu esperava muito alcançar certo objetivo, orei por dois anos e no final não obtive o meu sonho, levantei a cabeça, ponderei sobre o que aprendi e vivi nesses dois anos, agradeci a Deus por tudo o que ele me ensinou e de tudo o que ele me livrou e segui meu caminho! Não fiquei de mal com Deus nem entrei em depressão, apenas compreendi que a vida não é justa e que o homem colhe o que planta, vamos pensar melhor no que fazemos, queremos e buscamos, e assim vamos evitar dores como as de Adonias e experimentaremos momentos de paz e tranqüilidade em meio às angustias da vida.

Assim como Davi, deixo aqui minha oração-salmo 71, pois assim como ele, eu tenho aprendido desde cedo a andar pela fé e sempre grato a Deus, pois na verdade, tudo coopera para o meu bem e nada foge do controle dele, de modo que conseguindo realizar meus sonhos ou não, tudo cooperará para meu bem! SEMPRE!


Senhor eu confio totalmente em ti e somente em ti, ouve minha oração por amor ao teu nome,
Livra-me do mal e guia-me pela tua justiça e somente por ela, não por moral e ética dos homens, mas por fé.
Livra-me dos males da vida, não porque mereço ou porque sou perfeito, mas porque sempre confiei em ti.
Muitos me reputam como perdido e agridem-me com juízos temerários e levianos, mas sei bem quem sou, e te glorifico por isso, minha boca se enche de louvores ao Senhor Deus de Israel todos os dias.
Quanto a mim, pregarei teu evangelho, tua justiça que opera pela fé no sangue e não pelas obras mortas da religião. Enquanto deres força ao teu servo anunciarei tuas maravilhosas obras de justiça e receberei de ti os males e angustias da vida como uma dádiva do teu amor que sempre faz tudo cooperar para o meu bem, redundando em louvores de uma alma remida que canta alegremente a confiança que tem em ti.
Receba meu louvor, seja com voz e violão ou com choro e dor, mas que seja do coração e com muito amor.
Amém!


O justo viverá pela fé, crendo que o amor de Deus o manterá sempre bem e firme;
O justo viverá pela fé, crendo que o amor de Deus o livrará de todos os caminhos maus;
O justo viverá pela fé, crendo que o que parece mal para ele pode fazer parte da pedagogia de Deus;
O justo viverá pela fé, crendo que ainda que tudo esteja indo de mal a pior, sairá edificado e fortalecido;
O justo viverá pela fé, crendo que sempre que clamar a Deus, ele o ouvirá dos céus e o consolará;
O justo viverá pela fé, crendo que não terá tudo que deseja, mas terá tudo que precisa;
O justo viverá pela fé, crendo que se não viver pela fé no amor de Deus, enlouquecerá diante da vida!

Espero que este texto possa mostrar que, assim como Davi, devemos viver aceitando de Deus o que a vida nos der, com gratidão, confiança e fé de que tudo vai dar certo. Vamos fazer planos e buscar a realização de nossos sonhos, mas com consciência de que na vida, nem tudo é como desejamos e que nossa fé, jejum e oração não são ferramentas ou chaves mágicas que abrem portas, mas apenas artifícios de comunhão com Deus que devem gerar paz e tranqüilidade. Afinal, tudo coopera para o nosso bem de um jeito ou de outro.

Fiquem com Deus, o único que me chama de justo ainda que nada eu tenha feito para o ser, mas isso porque vivo pela fé no amor dEle, que justifica a todos os que crêem que Ele ama sem barganhas pelo fato de simplesmente amor em essência ser!


PEP,

18/02/08