# 37 - Naamã e o amor do profeta

Eliseu o profeta que via além da religião reconhecendo os verdadeiros adoradores.


Durante minha leitura investigativa da vida do profeta Eliseu, eu pude constatar o como aquele homem era avançado na sabedoria e conhecimento do amor. A igreja e os judeus falam tanto de Elias e se esquecem que Eliseu possuía a sua unção dobrada!


Neste texto apresentarei uma outra faceta do amor de Eliseu: O amor que não julga, mas deixa o próximo livre para ser quem é, sem tentar tomar posse do controle da vida de ninguém. No outro e-mail sobre Eliseu eu não falei sobre esta faceta, pois queria dar maior destaque a ela.


A partir do capitulo cinco do livro de 2º Reis, podemos ver o sofrimento de Naamã. Ele era um comandante do rei da Síria e herói de guerra que, pela força do Senhor, efetuara grandes conquistas para seu rei, mas sofria de uma doença grave e incurável no seu tempo, a lepra.


Em uma incursão às terras de Israel, Naamã levara cativa uma jovem israelita para servir sua esposa na Síria. Esta mesma jovem anunciara a sua senhora que em Israel havia um profeta capaz de curar Naamã, Sabendo disto, o rei escreve uma carta ao rei de Israel e envia seu comandante leproso para ser curado.


O rei de Israel fica desesperado pensando ser este um pretexto para guerra, afinal ele não era Deus para poder curar alguém, mas o profeta Eliseu se dispôs a ajudar Naamã e ainda disse que assim o homem veria que ainda existe profeta em Israel.


Naamã nem mesmo é recebido pelo profeta. Eliseu sem nenhuma diplomacia apenas manda seu servo dizer ao sírio que mergulhasse no rio Jordão por sete vezes. Naamã indignado com o descaso do profeta e com a simplicidade de suas ordenanças pensa em ir embora, mas é convencido por seu servo a fazer o que o Eliseu mandou e após o sétimo mergulho, sua pele estava limpa como a de uma criança.


Escamas caíram dos olhos de Naamã e ele saiu da água convicto que ainda havia profeta em Israel e que somente o Senhor é Deus. Em sua euforia, o sírio oferece presentes ao profeta e alega que verdadeiramente não existe em toda terra outro Deus além do Senhor de Israel. Como o profeta não aceitou o presente, Naamã pede para levar a terra daquele lugar, pois não queria oferecer sacrifícios a nenhum Deus alem de Javé. Neste momento ele faz uma declaração ao profeta, que o responde de forma arrasadora.


Embora convencido do poder de Deus e da inexistência de outros deuses alem do Senhor, o sírio sabia que em sua terra seria obrigado a participar do culto de Rimon, uma divindade pagã e mediante a isso ele pede perdão a Deus através do profeta.


Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu rei entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. E lhe disse o profeta: Vá em paz (2ºRs 5:18-19a)


Nos nossos dias pregamos que somente Jesus é o caminho que leva até Deus e que religião não salva, mas apenas Jesus pode perdoar nossos pecados. Isto é uma verdade e eu creio totalmente nela, mas sendo assim, ficam algumas perguntas que devemos considerar:


Se Religião não salva ninguém, será que pode condenar alguém?

Se Religião não salva porque achamos que os não evangélicos estão condenados?

Será que participar de um rito por mera tradição ou imposição implica em condenação?

Porque o profeta disse “vá em paz” após ouvir do sírio que ele participaria de um culto pagão?


Nós sempre julgamos as pessoas e esquecemos o que Eliseu nunca esqueceu, que Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. O profeta discerniu que a conversão de Naamã era genuína e que em seu coração havia acontecido purificação maior do que em sua pele. Naamã havia crido em Deus e para ele toda religiosidade tornara-se fútil, infantil e por isso o profeta o abençoou.


Agora pense! Imagine se um umbandista falasse para você algo como: “ Eu creio verdadeiramente que Jesus é o caminho a verdade e a vida, o único Deus, sei que os orixás não são Deuses e nunca mais farei oferendas de adoração a eles, mas eu moro de favor no terreiro e a mãe de santo me criou como um filho, nisto me perdoe o Senhor, pois quando ela me pedir, eu vou tocar os atabaques”. O que você falaria para ele?


Na maioria dos casos, as pessoas diriam para ele abandonar a mulher que lhe criou como mãe e para renegar toda a sua cultura e família, talvez alguns diriam que a sua “mãe” é uma possessa de demônios e que ele deveria exorcizá-la. Dificilmente alguém diria o que o profeta disse! “Vá em paz!”


Este texto é arrasador, pois manifesta como nós somos religiosos e hipócritas ao extremo, pois a todo o momento julgamos e condenamos as pessoas sem nenhum amor e sempre tendo como critério as suas práticas religiosas, sendo que dizemos que religião é besteira, mas damos maior ênfase a ela do que ao evangelho da Graça de Deus.


Quantas pessoas são constrangidas a largarem seus empregos, terminarem seus relacionamentos amorosos, abandonarem os amigos de infância por causa do mal que podem causar à vida espiritual em sua nova religião-igreja?


Meu Deus! O evangelho é renovação do entendimento, é nova vida que brota de dentro e não de fora! O verdadeiro adorador adora a todo o momento e em qualquer lugar, a um único e verdadeiro Deus. Não existe trabalho santo, namoro santo, amigos santos, nem religião santa. Tudo depende da motivação do coração e do desejo de se viver em novidade de vida com Deus. Toda terra está cheia do gloria de Deus!


Agora pense! Daniel fez o seu jejum, no capitulo um, para não se contaminar com as iguarias do rei da babilônia, após este tempo será que ele não voltou a comer a comida do rei e a se contaminar com as iguarias do rei? No capitulo dez Daniel diz que fez um jejum de vinte e um dias, se ele ainda estivesse no jejum das iguarias desde o capitulo um, ele não diria que naqueles dias ele fez jejum, ou será que estou louco? Daniel diria que apenas manteve seu jejum por mais tempo.


Pense de novo e lembre-se que havia milhares de Israelitas em cativeiro na babilônia, mas somente Sadraque, Mesaque e Abdnego não se prostraram diante da estátua de Nabucodonosor. Será que todos os outros israelitas que não tiveram a mesma força, fé e coragem deles, foram condenados? Somente esses quatro, entre todos aqueles israelitas foram salvos?


No Japão durante a perseguição do Xogunato aos missionários cristãos, muitos irmãos foram mortos depois de se negarem a pisar num quadro de Jesus e Maria, mas outros salvaram suas vidas pisando no quadro. O que dizer destes? Estão condenados? Condenados por pisarem numa pintura de um Jesus loiro de olhos azuis romanizado? Estes irmãos perseveraram no culto cristão, escondidos em cavernas e hoje ainda, existem pequenas e frágeis raízes cristãs no Japão por causa deles. Será que eles são menos crentes do que os que foram martirizados?


Pedro negou a Jesus por medo e covardia em três situações diferentes e mesmo assim foi o apóstolo mais efusivo do primeiro século e reverenciado como primeiro papa! Se Pedro, que verdadeiramente negou Jesus, foi aceito por Deus, o que dizer dos irmãos que negaram a religião ou relíquias cristãs, mas com cristo bem firmado em seus corações e mente?


Eu não me atreverei a julgar os irmãos, mas ao exemplo do profeta Eliseu, eu apenas os deixarei em paz, para fazerem conforme as suas consciências indicarem. Tenho entre os meus amigos, gente muçulmana, Judia, mórmon, carismática e até um Pai-de-santo e me sinto totalmente à vontade com eles, desejo muito que creiam em Deus e vivam a fé que só os justos vivem, mas não desejo que abandonem suas vidas, ciclos sociais e ate mesmo tradições religiosas, a menos que sejam escravos delas.


Eu não estou pregando ecumenismo religioso ou dizendo que todos os caminhos levam a Deus, mas estou apenas manifestando que eu não sei o que se passa no coração das pessoas e por isso não posso dizer quem é salvo ou não! Longe de mim, dizer que todo católico é idólatra, ou que todo umbandista é feiticeiro ou que todo espírita é necromante, ou pior, que todo evangélico está salvo! A única coisa que posso dizer é que o justo vive pela fé que opera pelo amor, e que Jesus é a encarnação desta fé e exemplo máximo e único a ser seguido, agora o caminho de cada um não cabe a mim, julgar.


Meu desejo é que todos confessem a mesma confissão de fé que eu, mas sei que isso não é possível.

Creio que um religioso não-cristão pode ser salvo, uma vez que viva pela fé no amor de Deus, e que não se entregue à verdadeira idolatria que vem do coração ou às leis religiosas que pisam na graça de Deus, tentando barganhar com ele, seja através de mandingas, feitiços, psiquismo, ou dízimos e ofertas.


Quem enxergar divindade salvadora em outro alem de Jesus, O Cristo, ainda não é nascido dEle, ainda que esteja dentro da igreja. Da mesma maneira que todo aquele que entender que religião é rito morto e só Jesus salva, será salvo! Ainda que sendo de outra religião não-cristã. Desejo o amor de Deus em suas vidas, se vierem para igreja, bom, mas se não vierem, tudo bem desde que vivam por fé no filho de Deus.


Se existe alguma pessoa que você ama e que pertence à outra religião não-cristã, ore por ela para que Deus manifeste sua graça salvadora independente de religião, talvez ele já tenha feito isso! Creia que Deus pode salva uma pessoa onde ela estiver e pode libertar sua mente dos grilhões da religião alem de expandir seu entendimento da vida para que venha a viver uma vida abundante e de paz.


Conheço pessoas de outras religiões que tem uma ótima consciência de Deus assim como conheço evangélicos que nada discernem alem do próprio nariz. Lembro a todos que Naamã era pagão e mesmo assim era um adorador verdadeiro, ao ponto que Geazi andava com Eliseu e acabou leproso por sua idolatria às riquezas materiais. Eu particularmente preferia que não existissem mais religiões, elas só criam guerras, mas o evangelho do amor e da graça de Deus, faz do mais pagão de todos, mais santo do que todos os seguidores hipócritas da religião “certa”.


Creio que Deus manifesta a cada um o que deve fazer e como deve se portar, tudo é licito, mas nem tudo convém, cada um que se examine diante de Deus e discirna até onde pode ir e até onde não ir, tendo feito isso, a única coisa que eu, Eliseu ou qualquer outro profeta poderia dizer é: Vá em paz!


Fiquem com Deus, aquele que não olha a aparência mas vê o coração e sabe muito bem quais são os seus e quais não são!


PEP

26/02/08