# 20 - Retrospectiva Existencial 2007

Sem muito esforço, eu olho para trás e visualizo o ano de 2007 que se passou, e recordo muitos fatos e eventos. Foi um ano, intenso, dramático e romântico; Cheio de sensações, emoções e vida!

Neste ano eu reencontrei pessoas muito importantes e marcantes em minha vida, pessoas que tiveram e ainda mantém uma grande importância em minha vida, as quais obtive perdão e perdoei.

Neste ano eu vi, vivi e morri em dores e amores, platônicos, antagônicos e até “proibidos”. Pessoas entraram e saíram da minha vida num carrossel de emoções, expectativas, promessas, desejos e esperanças que num dia eram reais e no outra mera ilusão.

Neste ano eu fui expulso de sinagogas, fui levado diante dos poderosos dos homens, fui argüido e interrogado como criminoso e por causa do nome sobre todo nome eu passei do céu ao inferno e de profeta a herege.

Neste ano eu trabalhei muito e trabalhei pouco, eu ajudei muito e ajudei pouco, eu fui auxiliado e fui abandonado, eu fui anjo e fui diabo.

Em 2007 fiz milhares de projetos e não iniciei nem um se quer.
Em 2007 esperava viver um romance, mas não conquistei a tão desejada mulher.
Em 2007 me envolvi em muitos empreendimentos sem saber o que fazia
Em 2007 fiz muita coisa por impulso sem saber no que me envolveria

Neste ano eu voltei à “roda dos escarnecedores” pois vi que no dia da angústia o amigo vale mais que um irmão, e nesses dias eu somente tive os escarnecedores comigo, e notei como escarnecer não é falar palavrão, mas saber do mal do irmão e não mover um dedo em compaixão.

Neste ano eu voltei a fazer coisas que me privara por mero tabu religioso, e mesmo sem me escravizar a nada e a ninguém, eu vivi e fiz tudo o que desejei fazer, apenas ponderando comigo e com Deus, até onde poderia ir....Nesse caminho, falhei diversas vezes.

Neste ano eu aprendi a andar sozinho com Deus, sem sistemas, sem religiões, sem “casa de Deus”, sem “congregação dos justos” e sem “liderança de Deus”.....Eu aprendi a caminhar pelos montes e vales da sombra da morte. Eu passei da posição em que se conhece o salmo do bom pastor e cheguei ao estágio em que se conhece o bom pastor do salmo.

Neste ano eu fui caminhar no deserto da Arábia como Fariseu e de lá voltei Discípulo do Amor.
Iniciei o ano como pregador escandaloso das regras-leis-tabus e terminei o ano convertido à escandalosa Graça soberana e ao amor incondicional de Deus...INCONDICIONAL MESMO! POIS ELE NOS AMOU QUANDO AINDA ÉRAMOS PECADORES! QUE ESCANDÂLO HOUVE ALI NA CRUZ! ALELUIA!

Em 2007 eu estudei e li muitos livros, desde C.S Lewis a Freud;
Em 2007 eu ouvi muitos músicos, desde João Alexandre ao Black Sabbath;
Em 2007 eu assisti muitos filmes na TV e no cinema, desde Salomão a Beowulf;
Em 2007 eu conheci muitas pessoas legais, desde Pastores a Pais-de-santo.

Eu aprendi muita coisa esse ano e realmente ele valeu por uns 5 anos, devido sua intensidade e velocidade.
Muitas metamorfoses aconteceram na minha mente, na minha consciência e coração.

Dentre todas as lições que Deus e a vida me deram, eu acho que a mais marcante pode ser resumida da seguinte maneira:

TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS E VIVEM SEGUNDO O SEU CHAMADO


Não existem segredos nesta frase. O que está escrito é o que é. Sem rodeios e interpretações subversivas.
Eu amo a Deus e vivo tentando caminhar com ele em amor e piedade, e isso me faz entender que tudo o que acontece me auxilia a crescer como ser humano afim de me tornar gente boa de Deus.

Existem muitos textos bíblicos que conhecemos de cabeça, mas nem todas as afirmações bíblicas podem ser recitadas por nós sinceramente. Na verdade tem gente que gostaria de rasgar esse versículo da bíblia, ou alterá-lo para “Todas as coisas BOAS cooperam para o bem dos que amam a Deus”.

Essa gente infelizmente não aprendeu que quando se ama a Deus e vive-se a vida sem esperar muito além do que se deve esperar dela. Como diz o ditado popular: Nasci pelado, careca e banguela, o que vier é lucro!
TUDO COOPERA para o nosso bem e Somente neste dia, quando entendemos isso, é que podemos olhar para os céus e dizer coisas como:

“Ainda que a figueira não floresça, eu adorarei ao Senhor meu deus” (...)
“Meu Deus pode me livrar da fornalha, mas mesmo que não me livre, não me curvarei diante de ninguém” (...)
“Nada me separará do amor de Deus que está em cristo Jesus” (...)
“Se Deus é por nós quem será contra nós” (...)
“Quem me condenará? É Deus quem me justifica” (...)
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (...)

Essas e outras afirmações somente deixarão de ser letra que mata e passarão a ser espírito que vivifica, quando nos conscientizarmos de que TUDO, mas TUDO MESMO! Coopera para o nosso bem.

Eu tento viver a vida sem medo de arriscar, faço tudo que quero fazer até o limite de minha consciência e sem neuroses ou perversões, pois os Tabus-dogmas-regras-proibições criam neuróticos ou pervertidos. As regras e o jugo das disciplinas das religiões são tão opressivas, que deixam apenas duas escolhas: Chutar o balde e cair na perversidade ou se oprimir e viver com desejos ocultos que não se manifestam, gerando assim seres neuróticos e que vivem em conflitos internos.

Eu tento viver a vida crendo que até meus erros mais malignos cooperam para o meu bem, afinal Deus está comigo me ensinando, corrigindo, dirigindo, instruindo, cuidando, amando e amando e amando e amando.

Todas as coisas cooperam para meu bem assim como todas as coisas não tem valor nem sentido nenhum sem amor...

Estou tentando deixar de ser perverso, egoísta e depravado no sentido mais abrangente da palavra, mas sei que somente conseguirei isso, quando entender que tudo coopera pro meu crescimento, edificação e avanço. E quando entender que sem amor, nada vale a pena e até mesmo O tentar ser feliz, vira pecado quando falta o amor.

Tudo coopera para o meu bem, pois amo a Deus e isso não é uma condição de causa e efeito, mas um estado consciente de fé no amor dEle, pois para mim até uma doença ou a morte não tem caráter maligno. Em cristo e na Cruz eu pude ver como Bem e Mal são relativizações humanas, pois para Deus, luz e trevas não são tão diferentes como para nós (sl:139). Afinal, Deus fez de Cristo pecado por nós! E condenou o justo pelos pecadores. E isso era o bem maior que veio através do mal maior, a morte do único que é vivo!

Desejo a todos, um 2008 repleto de experiências com a Graça de Deus, para que todos possam ter cristo confirmado em suas consciências de forma que possam conhecer a largura, profundidade e o comprimento.

Desejo a todos, um 2008 repleto de abalos sísmicos do Amor de Deus, para que todos possam entender que o que mantém o homem de pé é a fé em Deus e confiança total no seu amor e não nossas consagrações e santificações, pois para ele, como dizia Isaias, tudo isso não passa de absorvente usado por uma mulher em dias de menstruação.

Desejo a todos, um 2008 repleto de perplexidades e situações inusitadas, para que todos possam entender que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos e os seus planos e pensamentos são infinitamente maiores que os nossos, não somente em grandeza, mas também pelas revira-voltas, pois o plano dEle para Paulo incluía dias de assassinato para que viessem dias de salvação!

Desejo a todos, um 2008 repleto de dias maus e injustos diante de Deus e dos homens, para que todos possam entender que não existem barganhas com Deus, nem causa-efeito, nem “sorte” para “santos” e “azar” para os “ímpios”, mas sim a dura realidade de que o sol nasce para todos e a chuva cai sobre justos e injustos. Quem for sábio que entenda e se conforme em gratidão.

Desejo a todos, um 2008 repleto de amor, graça e misericórdia, para que todos possam me perdoar por meus erros e falhas, pois eu me conheço e sei que em mim existe o desejo de fazer o bem, mas não o poder para efetuá-lo e nisso se manifesta uma lei de que, em mim existe uma guerra que a todo tempo me faz desesperar, pois o bem que desejo fazer eu não consigo e todo o mal que tento evitar, cedo ou tarde acontece. Por tanto me amem e me perdoem, por favor, eu preciso de vocês!!!!!

Fiquem com Deus, aquEle que conspira dia e noite, como um manipulador, para que todas as coisas cooperem para o nosso bem!
Fiquem com Deus, o único que verdadeira mente sabe o que vem a ser “o nosso bem”.
Fiquem com Deus, aquEle que é O Senhor de 2008.

Amo a todos! Mesmo quando meus atos dizem o oposto, mas é que eu também tenho sangue nas veias e pecado na carne!

Beijo carinhoso a todos os manos e manas!

PEP
01/01/08

  1. gravatar

    # by Éverton Vidal Azevedo - 17 de fevereiro de 2008 às 15:19

    Parabens PEP! Tambem comecei 2007 de um jeito e terminei metamorfoseado, e espero continuar mudando... sendo... ateh ser de uma vez soh nele. E nele eu ja sou rs.

    Abraços.
    feliz 2008!
    Inteh!