# 24 - A sabedoria de um Mago


Eu e meu mestre vimos uma partida de xadrez ”Seria mais fácil se a busca espiritual pudesse ter fórmulas como este jogo”, eu comentei.

“Sabe de onde vem a palavra fórmula?”, perguntou meu mestre, “Fôrma é o recipiente onde colocamos massa para fazer um bolo.


“Já imaginou aprisionar Deus, o universo, os anjos a eternidade, enfim, tudo, numa mesma fôrma? Podemos inspirar-nos em exemplos. Mas seguir imitando os passos, a fórmula a forma dos outros é empobrecer a vida e matar o entusiasmo da busca. O desafio é individual. É mais difícil, mas muito mais interessante”, ensinou.

Paulo Coelho


Estou um tempo sem escrever nada, a vida continua corrida e intensa, mas a verdade é que sinto falta disso! Então resolvi escrever um pequeno texto sobre esta brilhante reflexão de Paulo Coelho.


Durante o café da manha me peguei lendo o texto do Mago e ri demais quando fui mais uma vez encontrado pelas doces e infinitas misericórdias de Deus. Muitos diriam que Paulo Coelho é um herege doido e que nada de bom podemos aproveitar dele, e subitamente, numa manha despretensiosa, eu acabo recebendo dele, do Mago, uma confirmação divina de que toda a terra esta cheia da glória de Deus e que ele mesmo, não pode ser limitado por ninguém.

Quero falar hoje sobre a Fórmula mágica do cristianismo.


Fico chateado e profundamente irritado quando observo pessoas se pronunciarem como donas da verdade. Realmente até Paulo me irrita às vezes, mas o que me entristece mais é quando as pessoas vão alem de “saber toda a verdade”, e chegam ao estado da divindade, donos da verdade, autores dela, entendedores dela, doutores dela, Senhores dela!


Na minha caminhada com os evangélicos eu pude ver muitas pessoas achando que sabem tudo o que é certo e errado, chegando ao ponto de, se quisessem, elaborariam uma cartilha de conduta para cristãos facilmente. Neste manual bizarro eles, os divinos donos da verdade, diriam como deve andar e viver o cristão.

Seguindo este manual de fórmulas mágicas lógicas e exatas, o individuo supostamente agradaria a Deus e seria santo, salvo e perfeito.
Lendo o texto do mago eu realmente vi a glória de Deus, posto que este homem chamado por muitos de herege, consegue entender o que Deus vem tentando nos ensinar desde o Éden: “ Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (rm 11:33-36)

A igreja não entende isso e vive tentando inventar e descobrir códigos e fórmulas secretas para andar com Deus. Colocam Deus num pacote e acabam caindo no engano de satanás, no golpe da serpente, na ilusão do Éden: pensar que são conhecedores do bem e do mal! No éden a única coisa que conseguimos foi nos enganar e nos iludir, achando que somos conhecedores do certo e errado, toda via não o somos, alias só quem é perfeito pode saber todas as coisas com perfeição.


Sendo assim, o mago é mais sábio que os sacerdotes da igreja e esta vêm a cada dia ensinando o povo a caminhar rumo à condensação de personalidades e destruição da individuação. Seguir os moldes da igreja transformará todos em robôs, autômatos construídos em série. Todos ouvirão as mesmas musicas, assistirão aos mesmos filmes e, freqüentarão os mesmos lugares, usarão as mesmas roupas, terão os mesmos vocabulários, gírias e trejeitos etc.

Viverão de aparências, guiados pela moral e ética cristas que colocam Deus dentro de um pacote.
Deus me livre desta lobotomia! Eu quero andar com Deus e espero que a igreja desperte para a realidade de que o justo vive pela fé, e não pelo manual da igreja, o catecismo religioso ou qualquer outro dogma. Deus é maior que tudo e tudo foi feito para ele, então ele não cabe em nada que é feito por mãos de homens. Lembre-se disso!

Deus não cabe na teologia dos homens, não adianta tentar entender 100% de Deus, Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?. Vamos parar de ser donos da verdade, juizes do próximo e senhores de tudo. No evangelho não existe caminho certo, maneira certa formulas e segredos, só existe fé, esperança e amor, dos três, o amor é o maior.


“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. “
(1 Co 2: 14-16)

Termino este texto citando Paulo, pois ele fala sobre isso tudo, com um adendo: Nós temos a mente de Cristo e com ela devemos viver a vida crendo em Deus, fazendo sua obra, amando as pessoas e sendo gente boa de Deus na terra! Ou como diria Jsus, apenas sendo “luz do mundo e sal da terra”.


Não tentem entender Deus, nem catalogar listas de pecados, virtudes, coisas certas e erradas, pois somente ele sabe destas cosias com perfeição total!!!! Não percam tempo fazendo o que Deus não pediu para você fazerem!!!! Não sejam quem vocês não são, mas encarem a realidade de que a busca espiritual se dá no caminho, onde Deus se revela a nós e nós nos conhecemos a nós mesmos, e a ele, de forma intensa, verdadeira e única!

Viva a sua história com Deus, mas não tente viver a história dos outros!


O evangelho não é lógico, matemático nem exato, ele é variante, imprevisível, indomável como o vento!
Nao se anule em favor de regras que visam nos escravisar; O evangelho requer personalidade, individuação e principalmente autenticidade, afinal, nele a gente tem que amar de todo o coração, com toda a força e de toda a alma!!!!

Grande Beijo para todos!


Fiquem com Deus, o único que sabe o que é e o que não é.....


PEP

  1. gravatar

    # by Cinthia Paiva - 24 de setembro de 2008 às 09:00

    Muito show o seu blog ...
    seus textos falaram td o que tá na minha cabeça ...

    Deus te abençoe

  2. gravatar

    # by Éverton Vidal Azevedo - 30 de setembro de 2008 às 16:36

    Uia! Paulo Coelho inspirando texto ao PEP hahaha. Que legal. Postei uma cançao do companheiro dele em meu blogue.

    Forte abraço PEP.
    Inté!