# 26 - O amor é o resumo de tudo

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Rm 13:9


Realmente para o apóstolo Paulo não existia outro caminho para os escolhidos de Deus, senão o caminho do amor. Atualmente e desde sempre, existiram crentes que queriam descobrir fórmulas mágicas para andar com Deus, vencer pecados e serem inabaláveis na fé, mas este segredo é apenas um: amar.

Quando Paulo descobre a graça de Deus em Cristo na estrada de Damasco, inicia-se em sua vida um processo intenso de aprendizado experimental e contemplativo do amor de Deus. Cometera tantas atrocidades contra os cristãos que o simples referenciar de perdão para seus atos por si só já o enchia de alegria sublime. Somente por isso que ele se via como mais pecador e o mais agraciado de todos os homens, pois se sentia amado por Deus embora tivesse sido inimigo dele a vida toda.

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
Lc 7:47


Jesus nos ensina que o nosso amor a Deus é proporcional aos nossos pecados perdoados, afinal quem mais cometeu pecado, mais foi perdoado e por isso mais ama. Não foi por acaso que Paulo disse que a graça super abundou onde abundou o pecado. Ele se via como o mais perdido pecador e por isso passou a se sentir o mais amado de todos quando foi perdoado.

Realmente ele estava certo, embora muitos queiram poder, dons, avivamento, não entendem que se a lei se resume em amor, é por que somente do amor poderemos ter qualquer boa dádiva, sem esquecer que Deus é amor e esta relação é citada por Tiago.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Tg 1:17


Todas as coisas boas vem de Deus, assim como a lei que era boa, e assim como a santificação e todas as coisas da vida, tudo vem dele, por ele e nele. Se Deus é amor e tudo vem dele, é sinal de quem se quisermos algo bom temos que ir buscar em Deus, ou seja, no amor!

A lei toda se resume em amor, todos os mandamentos convergem e se unem e se resumem em amor, assim como se os mandamentos fossem gotas de água que caem do chuveiro e depois descem ao ralo do amor. Tudo converge e se resume em amor, pois Deus é amor.

Se tudo foi criado por ele, para ele e nele, quer dizer que tudo foi criado por amor, para o amor e no amor.

A igreja tem que parar de buscar santidade, poder, dons, avivamento, influência, milagres e começar a buscar o amor. Começar a tentar viver a vida em amor e por amor, pois somente seremos santos, avivados, cheios de fé quando nos entregarmos ao amor e o vivermos no chão da vida real.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 co 13:13

Realmente no evangelho somente três coisas deveriam estar em nossa mente o tempo todo: A fé em Cristo e na sua obra redentora, a esperança da santificação e vida eterna e o amor a Deus e ao próximo. Mas infelizmente muitos ainda se prendem ao que não é perpétuo, ao que é simplório e visível. Vaidade de vaidades!!!

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Jo
13:35


O mestre Jesus deixou claro que a marca dos seus filhos não é nada alem de amor. Se queremos ser vistos como povo de Deus, devemos parecer como o Deus que ama o povo. Chega de infantilidades, está mais do que na hora de crescermos e buscarmos o que interessa.

Ainda que eu tenha todas as coisas do mundo sem amor serei vazio como conta de assalariado em final de mês.

Terminarei este texto escrevendo a oração de Paulo pelos seus manos de Filipos, onde ele deixa claro que o amor não só é o fim e resumo da lei, como também é o inicio da salvação, santidade e justiça de Deus.

peço isto em oração : que o vosso amor cresça mais e mais em todo o conhecimento e percepção, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Fp 1:9-11


Espero que tenha sido claro a todos
Espero que todos entendam a profecia que entrego hoje
Espero que todos ouçam o clamor do Senhor pelo amor do seu povo
Espero que todos tentem viver mais por amor do que por religiosidade
Espero muitas coisas, mas em amor as espero!

Se desejas ser santo, irrepreensível, avivado, sábio, cheio de unção e poder, capaz de ver e operar obras maiores do que as de Cristo e os apóstolos, então ame! Mas ame muito! Ame de verdade!

Se desejas aguentar tudo, crer sempre, esperar em Deus confiantemente e suportar as dores da vida com poder, ame, pois somente o amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, Nunca falha mas o resto falha e sempre falhará.

Perdoe pecados, peça perdão por pecados, se entregue ao amor, ame amar, ame a quem te ama, ame a quem não te ama, entregue teus caminhos ao amor de Deus e confie nele. Toda a lei se resume a amar, e todo o pecado se resume em não amar.

Outro dia manifestarei melhor a revelação de que no pecado pode haver tudo menos amor, posto que Deus é amor e tudo o que se faz por amor, no amor e em amor é santo! Mas por hoje me detenho por aqui, orando a Deus para que ele aumente o nosso amor, e nossa vontade de amar, para que possamos ser santos, avivados, poderosos, sábios, iluminados, renovados, esperançosos e crentes no amor do pai.


Fiquem com Deus, o único que é amor e de quem recebemos todas as coisas da vida e da eternidade, de graça e por amor.


PEP

  1. gravatar

    # by Elô - 18 de fevereiro de 2009 às 19:50

    Simplismente amei o que li... E há muito tempo Deus tem me incomodado sobre a questao de amar...
    Essa palavra me edificou grandiosamente e agora vou prestar mais atenção nos meus atos.. e procurar agir em amor, pensar em amor, viver em amor...
    Vlw Pep!!! Deus te abençoe e saiba que uma vida, hj, aprendeu como é importante amar!!!
    bjus

  2. gravatar

    # by Anônimo - 19 de fevereiro de 2009 às 14:58

    Ótimo texto amigo PEP. Você realmente demora pra postar. Mas quando posta vale a pena ler.
    Um grande abraço.
    Inté!