# 49 - Reflexões de ano novo!



Final de ano é um tempo bom para reflexões, avaliações e principalmente, para fazermos planos. É uma época em que a esperança brota como que naturalmente em nossos corações. Pena que entra ano e sai ano e é sempre assim! Quem dera que neste ano de 2010 fizéssemos tudo o que pensamos e planejamos até o místico dia 31 de dezembro de 2009. Pena que nossa esperança é fugaz e tão breve como a gloria dos fogos de artifício que se vêem nas festividades da virada de ano.


A verdade é que por se iniciar um novo ano, a esperança de se viver coisas novas e alcançar objetivos maiores se aflora em nós, mas nada mudará em nossas vidas, se antes não mudar em nós mesmos, no nosso interior e na nossa consciência.


Em 2009 tivemos muitos projetos abandonados, sonhos não realizados e coisas feitas pela metade, mas o que nos garante que em 2010 as coisas serão diferentes? Por que achamos que vamos ter resultados diferentes em 2010 sem que nada mude em nossas atitudes? Se nada melhorar dentro, coisa alguma melhorará fora! É assim que é...


Ansiedade e insegurança regem os nossos corações a maior parte do ano e embora todo mundo conheça a expressão “paciência de ” e o lema nacional “Sou brasileiro e não desisto nunca”, poucos ousam tornarem-se pessoas pacientes e perseverantes ao extremo. Como ninguém sabe por que foi paciente, ninguém consegue vencer a ansiedade e insegurança como ele venceu e olha que embora não fosse brasileiro, ele nunca desistiu de crer e lutar contra o “NÃO” da existência! Claro que com seus altos e baixos, mas sempre perseverante e inabalável na fé.


Em 2010 se não formos pacientes e perseverantes, nada mudará! Mas é preciso entender que onde nascem a paciência e a perseverança, morrem a ansiedade e a insegurança. É preciso saber onde habita o ânimo e a força de vontade e para sepultarmos o medo e a covardia.


A vida de nos ensina que Deus é a resposta para isso tudo, e isso se pratica pela fé simples, verdadeira, viva e não religiosa, que não deposita suas fontes de força em nada que possa acabar, ou falhar, mas sim, confia em Deus, que é o mesmo de ontem, hoje e sempre será....Ele é FIEL!


“Se no ouro pus a minha esperança, ou disse ao ouro: Tu és a minha confiança; Se me alegrei de que tinha muita riqueza, e de que a minha mão tinha alcançado muito; Se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa e o meu coração se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha mão, Também isto seria delito digno de condenação; pois assim eu negaria a Deus que está lá em cima. “ ( 31:24-28)


Existem muitas pessoas que são naturalmente esperançosas, cheias de vontade e com muita força interior; são estas as pessoas que vencem na vida e alcançam seus objetivos na terra, mas a verdade é que inabaláveis mesmo são os que confiam no Senhor, estes são como o monte Sião, Firmes como uma rocha e alcançam coisas eternas e com muito maior valor diante de Deus! Quando nossas forças vêm de nós mesmos, existe um limite máximo que podemos alcançar, e é certo que uns tem mais e outros menos forças, mas fonte de força infinita mesmo, só Deus!


Quando minha força e confiança estão no senhor eu não desisto nunca, pois sei que maior é o que está em mim do que o que está contra mim! Maior é o amor de Deus por mim to que toda a raiva que o mundo possa ter de mim! Quando Deus é minha esperança eu me torno invencível, pois ele é invencível e nele eu sou mais que vencedor, afinal quando a esperança se renova a cada manha, como poderei desanimar e desesperançar-me?. Fé é assim! Pena que uns dias temos mais e noutros temos menos, mas que em 2010 nos apliquemos a crescer em fé e a crer contra a esperança visível.


A bíblia diz que “A esperança frustrada desfalece o coração, mas o desejo atendido alegra a vida” (Pv 13) Claro que mesmo tendo Deus como nossa esperança, muitas vezes nosso coração fica triste e fraco, mas isso acontece mais frequentemente quando nossos planos e expectativas estão ligados às coisas materiais, ao conforto e a comodidade e vaidades desta vida, pois se nossa esperança for por paz, alegria, sabedoria e um bom espírito, sei que seremos atendidos.


Nada temos, pois pedimos mal ou porque corremos atrás do que não tem valor NENHUM pra vida, conforme o que vida significa para Jesus, mas desejo que em 2010 nossas metas e objetivos sejam subjetivos e interiores, alcançados no profundo do coração e da consciência e não nas contas bancárias e outros ambientes mundanos!


Faço votos de que em 2010 todos nós digamos com nossas vidas e não apenas com palavras que “A nossa alma espera somente em Deus, porque dele vem a nossa esperança. Só ele é a nossa rocha e a nossa salvação; Ele é a nossa defesa e não seremos jamais abalados” (Sl 62:5-6)


Alegrem-se na esperança, sejam pacientes nas lutas, perseverem na oração. Fiquem firmes, e se animem na esperança da glória de Deus e não somente isto, mas também se alegrem nas lutas; sabendo que a luta produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Feliz 2010 para todos e que Deus nos abençoe com mais fé, esperança e amor, para vivermos realmente, um vida melhor!


Fiquem com Deus, aquele que, em sendo a nossa esperança, nunca nos deixa frustrados e sempre nos concede a sua paz


PEP