# 50 - A fome de Herodes


Aperte o Play e ouça esta linda música enquanto lê o texto, pois ambos tem tudo a ver!


“E o tetrarca Herodes ouvia tudo o que se passava e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dos mortos, e outros, que Elias tinha aparecido, e outros, que um profeta dos antigos havia ressuscitado. E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava ver Jesus.”

Lucas 9:7-9

Podemos notar nos versículos lidos, que havia um pagão incrédulo que ouvia o povo falar de Jesus e seus feitos miraculosos a todo momento, mas que ficava em dúvida em relação a quem era Jesus. Este incrédulo era o tetrarca Herodes, o homem que mandou matar João Batista.

As dúvidas de Herodes a cerca da pessoa de jesus, não existiam por que Jesus era complicado de se entender ou alguém misterioso e oculto, mas suas duvidas vinham do fato de que o povo que ouvia, convivia, tocava, cheirava, acompanhava e seguia Jesus, não sabia quem ele era! A prova do que digo é que cada um dizia que Jesus era uma coisa diferente, mas ninguém dizia como Pedro: “Tu és o Cristo, filho do Deus vivo!”.

A falta de conhecimento de Deus e da palavra de Deus fazia os judeus crerem que Jesus poderia até ser uma reencarnação de algum outro profeta anterior. É lamentável, mas quando o povo anda longe de Deus, quaisquer manifestações de milagres, fé e poder, fazem as pessoas crerem que o passado voltou a ser presente, pois no presente delas, verdadeiramente não existe uma pessoa se quer que viva pela fé e conheça a Deus e o seu poder!

Certa vez, o senhor Jesus citou o profeta Oséias para dizer ao povo que eles sofriam por não conhecerem Deus nem as escrituras. Isso era verdade nos dias de Oséias, nos dias de Jesus e tem sido nos nossos dias também. Poucos conhecem a Deus e o seu poder conforme o evangelho nos ensina que devamos conhecer.

A situação fica ainda pior com a cobrança que se faz em relação a evangelismo e pregação da palavra. Eu já participei de movimentos de evangelismo com pessoas que nem se quer criam no evangelho ainda, mas que eram apenas visitantes na igreja e que por serem cobradas demais, sentiram-se intimadas a participar da “obra de Deus”. Evangelizavam algo que nem ardia em seus corações como verdade pra vida e eternidade e por fim acabavam se confundindo mais e confundindo aos que evangelizava.

Em nosso meio existe muito barulho sendo feito em nome de Deus, mas pouco se ouve da voz do altíssimo. O povo continua seguindo atrás de qualquer um que fale articuladamente e com uma oratória convincente. Não importa mais o que se diz, mas sim como se diz! Ninguém liga para o que é certo, mas sim para o que dá certo, sendo que este “dar certo” quase nunca tem a ver com o bem que evangelho faz em nós, mas sim com as satisfações das vaidades e luxos da vida material.

O povo confundia Herodes, se confundia a si mesmo e e confundiria a quem quer que perguntasse a cerca de Jesus, pois de Jesus eles não queriam nada alem de milagres, exorcismos, curas, multiplicações de pães e prosperidade material como encontrar dinheiro em boca de peixes ou ver agua suja virando o vinho mais valioso do mundo! Existe alguma semelhança entre este povo e a nossa geração? Seja sincero!!!

Enquanto o povo não desejar Deus por Deus, não conhecerão o altíssimo na intimidade e ainda atrapalharão o processo de intimidade entre Deus e os perdidos, pois quando um perdido quer buscar a Deus acaba indo procurar os “de Deus” e muitas vezes o que estes dizem tem mais a ver com “se dar bem na vida” do que em encontrar aquele que é o verdadeiro bem da vida: JESUS!

Meu desejo é que nós venhamos a conhecer Deus na intimidade de nossas vidas, através da oração simples e sincera, da leitura da palavra de Deus, principalmente o novo testamento, com uma profunda reflexão, meditação e comparação sobre tudo que se vê no Jesus da bíblia e no Jesus que tanto se fala por ai. Não adianta! Todo mundo pode te ajudar a buscar intimidade com Deus, mas se você não buscar por isso, você nunca terá! É tempo de reavaliar nossa fé e firmar ela no que Deus nos diz em sua palavra e não no que gritam a torto e a direito pelas rádios, TVs e tudo o mais. Renove sua mente e atitudes e busque a Deus!

Talvez, O tetrarca Herodes tenha morrido no pecado e ido para o inferno, mas uma coisa eu digo: Ele se empenhou muito mais do que os judeus em conhecer a Jesus! Quando ele notou que o povo estava confuso e que tudo que diziam era incoerente, gerando mais dúvidas do que respostas, então como diz os versículos lidos, Ele mesmo, da sua maneira, “procurava ver Jesus”.

O Que digo é para seguirmos o exemplo de Herodes! Quando todo mundo disser uma coisa diferente sobre Deus, o melhor é procurarmos nos encontrar com ele diretamente, ao invés de sermos enganados, manipulados e levados de um lado para o outro por qualquer um que fale bonitinho e pareça ser “de Deus”.

Conhecer a Jesus! Este foi o desejo de Herodes e ele muito se alegrou quando conseguiu realiza-lo, afinal como esta escrito em Lucas 23:8 “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito tempo que queria vê-lo, por ter ouvido a seu respeito” todavia eu lhes digo que: Se encontrar com Jesus e ter intimidade com ele, são duas coisas totalmente diferentes!

Tanto Herodes, como o sacerdote Nicodemos e o jovem rico, tiveram encontros com Deus, mas nenhum deles manifestou uma comoção real e uma entrega de fé verdadeiramente genuína. O jovem rico amou mais as suas posses do que o amor de Deus por ele; Nicodemos gostou, concordou e se rendeu aos ensinos de Jesus, mas não teve peito de assumir isso e viver neste caminho diante da sociedade e Herodes...bom, no mesmo texto que diz que ele se alegrou, diz o quanto ele se frustrou também, pois “esperava também ver algum sinal e de muitos modos interrogava Jesus, porém, ele nada lhe respondia” e logo depois passou a desprezar Jesus e até humilha-lo diante da sua guarda, escribas e sacerdotes.

Queridos irmãos! Espero que esteja claro para todos nós que a nossa fé vem por ouvir a palavra de Deus, e que a prova de que a fé brotou em nós é que paramos de querer testar o poder de Jesus, e nos rendemos a ele como ovelhas medrosas se rendem, em confiança, ao amor e zelo de seu pastor. Jesus não é uma vaca que visitamos para tirar leite, nem uma mina onde mineramos em busca de ouro e prata, mas sim, o pão da vida que desce dos céus e traz paz e esperança aos corações cansados de sofrer.

Desejo muito que minha geração pare de viver com Deus uma relação de barganha e comércio, onde tudo o que se faz para Deis é uma troca ou na esperança de receber alguma coisa como gratificação. Vamos amar a Deus por ele ser quem ele é! Deus é fiel e por isso digno de nossa gratidão! Vamos nos entregar a ele em amor e vamos nos dedicar a sua obra com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento por gratidão de quem sabe que é um vil pecador, mas que se viu amado por Deus e perdoado de todos os erros.

Enquanto eu viver, me empenharei em servir à minha geração pregando o evangelho da verdade, onde Deus faz tudo por amor e misericórdia, onde ele nos usa em sua obra por amor aos perdidos e para muito nos alegrar, fazendo com que sua graça nos envolva diariamente e seu poder faça tudo cooperar para o nosso bem, sabendo que o nossa vida não consiste nos bens que temos, e nossa alegria não está em termos dons e sucesso, mas sim em termos o nosso nome no livro da vida e o nosso Deus nos chamando de amigos e filhos amados em Cristo Jesus!

Busque conhecer mais a Deus e tema ao senhor, vivendo sua vida com moderação, consciência, serenidade, paciência e simplicidade, pois somente assim, alcançaremos a intimidade com o Senhor, algo tão precioso e que muitos quiseram ter, mas não perseveraram em buscar, ou quando tiveram-na fizeram a besteira de não aproveitar cada segundo na presença de Deus, antes entregaram-se às riquezas, letras mortas e imposições da sociedade caída.

Busquemos o senhor enquanto o podemos achar!

Façamos a sua obra quando crermos e vivermos de verdade, em novidade de vida!

Sejamos íntimos dele para suportarmos as dores dessa vida e nos alegrarmos nas promessas do pai!

Vivamos em retidão de espírito com a consciência limpa, pois assim, sentiremos ele conosco sempre!



A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Salmo 25:14


Porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade
Provérbios 3:32




Fiquem com Deus, aquele que prefere habitar o seu coração em intimidade do que ser visitado por ti formalmente numa imensa e luxuosa catedral de tijolos frios e paredes mortas.



PEP
12/01/10